Cachoeiro terá oficina de fotografia neste sábado (24)

Neste sábado (24) será realizada a oficina de fotografia “A cidade se faz no caminho”, uma das ações do projeto “Caminhos do cinema em Cachoeiro”, que visa resgatar a história das salas de cinema e refletir sobre a evolução urbanística do município.

A oficina ocorrerá na Sessão 103, na Praça Pedro Cuevas Júnior, 9 (Ed. Poubel), sala 307, no Centro da cidade (em frente à praça da estátua de Roberto Carlos).

Um dos objetivos é apresentar noções básicas de fotografia, que podem ser úteis mesmo sem a utilização de equipamentos profissionais. Mas a intenção principal é buscar uma sensibilização para o cotidiano da paisagem urbana e a produção de imagens sobre a cidade.

A responsável pela oficina será a fotógrafa e produtora cultural Taynara Barreto, que desde 2011 se dedica a registrar manifestações populares tradiocionais do Espírito Santo. Entre os seus projetos estão o “Acervo da cultura popular”, “Inventário afetivo Caxambu do Horizonte” e “Mostra de fotografia capixaba: A cidade se faz no caminho” – este último, uma das inspirações para o projeto.

Taynara já foi agraciada com o Prêmio Boas Práticas de Promoção à Igualdade Racial no Espírito Santo, a Medalha Chico Prego, o Prêmio Vale Apoia 2023 e a 35ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na etapa regional, oferecido pelo Iphan.

O projeto “Caminhos do cinema em Cachoeiro”, produzido pelo Cineclube Jece Valadão e pelo espaço Sessão 103, também promoverá, nos próximos meses, uma caminhada fotográfica pelas ruas do Centro de Cachoeiro, passando pelos pontos onde funcionaram salas de cinema de rua no município.

Esta iniciativa conta com recursos da Lei Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim, contemplada por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

Inscrições gratuitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkBJrDtL5NyDX0Ei3RBrBGmNguzza1AQ1cdVLkgDqA9Ar8mg/viewform.

Notícias Relacionadas