Educação para o trânsito de forma divertida e interessante. Essa é a proposta da ação gratuita que será realizada no próximo domingo (4), na orla de Camburi, em Jardim da Penha. O evento, realizado pela Guarda Civil Municipal de Vitória e pela Ecovias 101, contará com minipista para crianças e simulador de impacto, além de atividades lúdicas.
A ação, que tem início marcado para às 8h e segue até o meio dia, faz parte da programação do Maio Amarelo 2025. “A proposta é orientar a população de forma clara e acessível sobre as normas e os comportamentos adequados no trânsito. Na parceria com a Ecovias 101, buscamos contribuir para a conscientização dos indivíduos, condutores ou pedestres, em busca de uma mobilidade mais segura”, explicou Annelise Alves, gerente da Gfap.
Simulador
Único no Espírito Santo a contar com um óculos de realidade virtual, o simulador de impacto pode ser usado por jovens e adultos a partir dos 12 anos e que não possuam problemas de saúde. Por meio dele, os participantes são colocados no papel de passageiros e podem vivenciar as consequências de comportamentos imprudentes no trânsito.
“Essa tecnologia oferece uma experiência altamente realista, com imagem em 360° e som imersivo, mostrando o trecho da rodovia e todas as imprudências feitas pelo motorista até a ocorrência de uma colisão frontal. Depois, a equipe da Ecovias 101 explica os erros que levaram ao acidente. Dessa forma, nós conseguimos mostrar, de forma prática, a importância de evitar comportamentos perigosos no trânsito, como excesso de velocidade, uso de celular ao volante, falta de atenção e desrespeito às sinalizações”, detalha o coordenador de Tráfego da Ecovias 101, Carlos Eduardo Diniz.
Público infantil
Apesar de ter como alvo adultos e crianças, o público infantil receberá maior atenção, já que as atividades serão desenvolvidas de forma interativa e atrativa, com abordagens lúdicas que estimulam o aprendizado sobre segurança viária.
“O evento é voltado, principalmente, para as crianças, para que aprendam desde cedo a respeitar as regras de trânsito. São ações que visam lembrar a importância de atravessar em faixas de pedestres, trafegar de acordo com os limites de velocidade das vias, utilizar o cinto de segurança também no banco traseiro e não usar o celular ao dirigir”, ressalta Annelise Alves.
A Guarda de Vitória planejou 23 ações educativas a serem desenvolvidas ao longo do mês de maio. Paralelamente, as equipes operacionais realizarão 28 blitze até o final do mês.
“Fiscalização e educação são duas frentes que caminham juntas com um objetivo comum: promover o respeito no trânsito. Queremos conscientizar motoristas sobre o uso responsável do veículo, destacar os cuidados com pedestres, a importância das travessias corretas e do respeito às faixas, além de reforçar a atenção e o bem-estar de todos os usuários do sistema viário”, destacou Marcelo Paraguassu, gerente de Operações e Fiscalizações do Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória.