Junho Violeta: caminhada mobiliza população de Vitória contra a violência à pessoa idosa
Foto Divulgação
Caminhada contra a violência à pessoa idosa, na Praia de Camburi.
Foto Divulgação
Caminhada contra a violência à pessoa idosa, na Praia de Camburi.
Centenas de pessoas ocuparam a orla de Camburi, na manhã deste domingo (21), em uma grande mobilização promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Vitória (Comid), dentro da programação da Campanha Junho Violeta. Mais do que uma caminhada, a ação reuniu cultura, esporte, cidadania, lazer e participação social para sensibilizar a população sobre a importância do enfrentamento à violência contra a pessoa idosa e fortalecer uma cultura de respeito, proteção e valorização do envelhecimento.
Vestindo as camisetas da campanha e levando balões na cor violeta, pessoas idosas, famílias, estudantes, conselheiros, representantes de instituições, profissionais da área e a população em geral transformaram a Avenida Dante Michelini em um grande ato coletivo de conscientização, chamando a atenção de quem passava pelo local para uma causa que precisa ser vista, discutida e enfrentada por toda a sociedade.
A programação começou com atividades de aquecimento conduzidas pelos estudantes do curso de Fisioterapia da Emescam. Em seguida, os participantes percorreram a orla de Camburi em uma caminhada marcada por mensagens de conscientização sobre os direitos da pessoa idosa e a importância da denúncia de qualquer forma de violência.
Ao longo da manhã, a mobilização contou ainda com apresentação da Banda de Congo de Maria Ortiz e da Banda de Congo Mirim de Nova Palestina, simbolizando o encontro entre gerações e a valorização da cultura capixaba. O encerramento ficou por conta do show de Chico Hosken e Banda, além das atividades de alongamento conduzidas pela professora Karina, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Ao final da caminhada, os participantes também receberam água e frutas, em um gesto de acolhimento e cuidado com o público presente.
A iniciativa contou com o apoio integrado da Prefeitura de Vitória, por meio das secretarias de Assistência Social (Semas), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Segurança Urbana (Semsu), Educação (Seme), Esportes e Lazer (Semesp) e Cultura (Semc), além da Guarda Municipal e de parceiros institucionais, responsáveis pela estrutura do evento, segurança, logística, atividades culturais e apoio operacional.
Para a secretária executiva do Comid, Elaine Alvarenga, a mobilização representa um marco de atuação coletiva. “Respeitar a pessoa idosa é respeitar a nossa própria história. Juntos, podemos construir uma cidade mais justa, mais humana e mais respeitosa para todas as pessoas idosas”, destacou.
A presidente do Comid, Luísa Pedrada, também ressaltou o caráter coletivo da ação. “A caminhada representa a força da mobilização social na defesa dos direitos da pessoa idosa e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno”, afirmou.
Já a secretária de Assistência Social, Carla Scardua, destacou o papel da gestão municipal. “A Prefeitura de Vitória reafirma, por meio desta ação, seu compromisso com a proteção e a valorização da pessoa idosa. A integração entre secretarias e parceiros fortalece a rede de cuidado e o enfrentamento às violações de direitos”, disse.
A campanha reforça ainda a importância da denúncia como instrumento de proteção. A violência contra a pessoa idosa pode ocorrer de diversas formas, física, psicológica, financeira, patrimonial, institucional, sexual, além de negligência e abandono, e muitas vezes acontece de forma silenciosa.
O Comid reforça que o silêncio protege o agressor enquanto a denúncia protege a vítima. Casos de suspeita ou confirmação de violência contra a pessoa idosa devem ser denunciados pelo Disque 100, de forma gratuita e sigilosa.
Foto Divulgação
Caminhada contra a violência à pessoa idosa, na Praia de Camburi.
Foto Divulgação
Caminhada contra a violência à pessoa idosa, na Praia de Camburi.




