Com 113 anos de uma linda e relevante história, o Parque Moscoso foi palco de uma celebração animada e emocionante, na manhã desta quarta-feira (21). A programação, repleta de diversão e especialmente planejada para celebrar o aniversário o parque mais antigo da cidade, conta com atividades e apresentações prestigiadas pelos visitantes do local, entre eles aproximadamente 600 estudantes da rede municipal de ensino de Vitória.
A festa está um sucesso. Pela manhã teve bolo e o tradicional “parabéns pra você” e a criançada pôde aproveitar pipoca e picolé, enquanto se divertiam nas atrações do parque. As apresentações musicais também animaram a festa, como as bandas escolares das Emef’s Alvimar Silva e Heloísa Abreu Judice de Mattos.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve presente na comemoração e afirmou que o local é um importante ponto histórico da cidade. “Esse é o primeiro parque estruturado de Vitória, um local de inúmeras vivências e celebrações. Estar aqui hoje comemorando esse aniversário, é ter a oportunidade de reafirmar a importância do Parque Moscoso.”
“Todos os anos essa data é celebrada com muito carinho, realizamos aqui momentos de diversão e aprendizado para as crianças das nossas escolas municipais, ao mesmo tempo que contamos histórias e relembramos a importância cultural de um parque tão especial, como o Parque Moscoso”, finalizou o prefeito.
Marcos Salles
Programação
Durante a programação a garotada aprende e se diverte. A primeira apresentação, na Concha Acústica do parque, foi do teatro de bonecos da Companhia do Tio Diu. Em seguida, teve apresentação da banda Macakids, aventuras circenses com a Turma do Dr. Unimed, contação de histórias com Rodrigo Campaneli e muita música com as bandas escolares.
Outras atividades também estão espalhadas no interior do Parque Moscoso. A programação conta com um jogo da memória gigante, exposição de fotos antigas do local, atividades da Guarda Municipal, exposição do Projeto Tamar, jogos educativos e muito mais. Orientações sobre os serviços de saúde ofertados pelo município de Vitória, com vacinação contra gripe e orientações em saúde bucal.
O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ramalho, afirma que o Parque Moscoso dialoga não só com a natureza, mas também com a cultura, educação e segurança pública. “Quando se permite que famílias vivam em um ambiente salutar como esse, estamos preservando o convívio social. Além da preservação da natureza, com mais de 30 espécies centenárias de árvores, da promoção da educação, com parcerias com escolas, e da cultura, com os eventos que acontecem aqui dentro.”
Marcos Salles
Construindo histórias
Durante 113 anos, o Parque Moscoso já vivenciou muitos momentos, como brincadeiras infantis, encontro de famílias e até mesmo um zoológico. As crianças de Vitória ainda vivem inúmeras histórias no local, como é o caso de Eduardo Ferreira, Sofia Araújo e Bernardo Duarte, estudantes da Emef São Vicente de Paulo, que moram perto do parque.
Eduardo conta que o parquinho é seu lugar favorito. “Ás vezes eu encontro com ela [Sofia], que é uma amiga minha de três anos, a gente anda de bicicleta juntos e brinca aqui no parquinho”, contou Eduardo.
Já Bernardo, disse que passa pelo parque todos os dias antes de ir à escola. “Eu venho muito aqui, gosto muito da natureza e das plantas, venho aqui desde que sou pequenininho”, disse.
Mas as histórias construídas no parque começaram desde a sua fundação. Marilda de Souza Malta é aposentada e frequenta o parque desde a infância. “Eu amava ficar ali pegando peixinhos, era ótimo! A gente que nasceu e cresceu aqui no Centro não esquece das histórias que vivemos. Já teve até forró aqui no parque, eu dançava muito”, disse Marilda.
Construir e preservar a história da capital capixaba e a de quem vive ou visita a cidade, é premisssa básica para a gestão de Vitória. Garantir qualidade de vida com espaços adequados ao lazer e promover mais cultura e educação fazem parte das ações e, por isso, o Parque Moscoso presenciará sempre inúmeros momentos de diversão e alegria.