Centro de Referência de Atenção ao Idoso promove rodas de conversa

Foto Divulgação

CRAI promove rodas de conversa sobre saúde da pessoa idosa
Roda de conversa sobre saúde da pessoa idosa no Crai.

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado  no 7 de abril, e ao Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado no 11 de abril, o Centro de Referência de Atenção ao Idoso (Crai), preparou uma programação especial que ocorre no auditório do Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CME), de 7 a 11 de abril .

O objetivo dos encontros é ampliar informações sobre o envelhecimento, estimular a mudança de atitudes em relação às pessoas idosas e sensibilizar sobre os desafios que idosos e cuidadores enfrentam no dia a dia.

Dentre as ações planejadas, uma roda de conversas realizada nessa quarta-feira (9) abordou os cuidados paliativos junto ao Conselho Local do Crai, formado, dentre várias pessoas, por representantes de entidades civis que lidam com pessoas idosas e profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Vitória (Semas). No encontro foram apresentados os principais conceitos do cuidado paliativo, como cuidado integral e centrado na pessoa, bem como suas aplicações a pessoas com diagnóstico de patologias graves, que ameaçam a vida.

“As atividades programadas reforçam nosso compromisso com a promoção da saúde, com o cuidado centrado na pessoa e com a informação assertiva para favorecer o protagonismo dos usuários e dos profissionais de saúde”, explica a diretora do Crai, Priscilla Yumi.

A assistente social da Instituição de Longa Permanência para Idosos Lar Monsenhor Alonso, Evanilda Pereira Bayer, mais conhecida como Vânia, foi uma das participantes dessa roda de conversa sobre cuidados paliativos. ela contou que o encontro mudou sua visão sobre o tema. “Eu achei que seria triste, que até poderia me abalar, mas me surpreendi com a fala das residentes em Cuidados Paliativos. Quando cheguei pra roda de conversas minha visão era uma e quando saí estava com uma visão bem mais tranquila. As informações que nos passaram mudaram muito o meu modo de pensar, assim como de outras pessoas que estavam presentes na roda de conversa. Então eu gostei muito, foi um encontro muito enriquecedor”.

Conscientização sobre Parkinson

Nesta sexta-feira (11), no Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, a equipe do Crai promove outra roda de conversas sobre a doença, entre 10h e 11h30, também no auditório do CME. O encontro voltado para profissionais de saúde vai abordar a importância do diagnóstico precoce, os tratamentos e a qualidade de vida para esses pacientes.

À tarde, das 14h às 15h, também no auditório do CME, o Crai vai promover para os pacientes do Centro de Referência uma oficina de expressão e estimulação vocal.

Notícias Relacionadas