Centros de acolhimento à população de rua de Vitória serviram mais de 300 mil refeições em 2024

Foto Divulgação

Refeição do Centro Pop

Foto Divulgação

Refeição do Centro Pop

O Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) comemora um ano de oferta do jantar aos participantes de atividades no local. Há um ano e quatro meses, os munícipes que utilizam os serviços ofertados no local passaram a ter direito a mais uma refeição, subindo de três para quatro refeições por dia – café da manhã, almoço, lanche da tarde e o jantar. Diariamente, de domingo a sábado, o Centro Pop localizado no bairro Mario Cypreste, serve de 80 a 100 refeições no jantar.

Em 2024, somente nesse espaço, foram servidos 24.274 refeições no jantar, o que dá uma média mensal de 2.022 e, por dia, 68 pratos. Se forem somadas as refeições do jantar no Centro Pop Continental, que foi inaugurado em 15 de janeiro de 2024, o número sobe para 44.381 refeições no jantar, no ano passado, o que representa uma média de 124 jantares por dia nos dois Centros Pops de Vitória.

A gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, área responsável pelos Centros Pop de Vitória, Fabíola Calazans, Fabíola Calazans, revelou que os números de refeições servidas, em 2024, nos dois Centros Pop de Vitória ultrapassam a casa de 300 mil refeições. É que são servidas quatro refeições dias para cada munícipe que participa de atividades nesses serviços socioassistenciais.

Em 2024, foram ofertados 117.384 refeições (somando as quatro refeições dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) no Centro Pop do bairro Mário Cypreste e, 90.251 refeições, no Centro Pop Continental. “Essa oferta está diretamente ligada à segurança alimentar dos nossos acolhidos. Investimos na garantia do direito básico à existência humana, que é a alimentação”, enfatizou Fabíola.

A gerente disse ainda que a oferta de jantar é uma grande conquista no atendimento às pessoas em situação de rua. “Estamos garantindo o direito à segurança alimentar e nutricional desta população de forma integral”, concluiu.

A coordenadora do Centro Pop, Danielle Solano, explicou que o cardápio do jantar é montado por um restaurante contratado, exclusivamente, para a produção da refeição. “O que é servido no jantar é, totalmente, alinhado com a nossa nutricionista Fernanda Seydel Barcellos, que disponibiliza o cardápio, semanalmente, para que os munícipes que participam efetivamente de nossas ações possam conhecer o que será servido antecipadamente”, comentou.

O cardápio dos dois Centros Pops são construídos em conjunto com os munícipes. “Fazemos reuniões e, também, na acolhida (chegada dos usuários no espaço) fazemos uma pesquisa de satisfação e ouvimos as sugestões deles. Juntamos estas informações às orientações nutricionais da nutricionista e, encaminhamos para que o restaurante possa preparar os pratos do jantar”, explicou a coordenadora Danielle.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, disse que o município está atuando de forma incisiva no combate à fome na capital e, as pessoas em situação de rua não poderiam nem podem ficar de fora das ações na garantia da segurança alimentar. “As nossas políticas públicas que garantam o acesso a alimentos de qualidade têm que chegar a todos e estão chegando a quem mais precisa”, afirmou.

Notícias Relacionadas