A partir desta terça-feira (22) até a próxima quinta (24) os professores da rede municipal de ensino poderão participar gratuitamente da oficina “O cinema capixaba e a filosofia: um guia escolar”. A ação, que recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do Projeto Cultural Rubem Braga, tem por objetivo auxiliar os professores no uso didático da websérie animada “Guia Filosófico do Cinema” do coletivo Quadro-a-Quadro.
A atividade é gratuita e será transmitida sempre às 19 horas pelo Instagram do grupo. A oficina faz parte do trabalho de formação cineclubista do coletivo e apresenta, de maneira leve e acessível, análises filosóficas de filmes produzidos por cineastas mulheres capixabas.
A série é conduzida pelo filósofo Filicio Mulinari, criador do canal “A Filosofia Explica”, que soma mais de 175 mil inscritos. Ele divide a tela com os carismáticos personagens animados “Zezeca” e “Tereza”, duas pipocas apaixonadas por cinema.
Produzida com recursos da Lei Rubem Braga, a websérie destaca os curta-metragens de ficção “De Amor e Bactérias” (1999), de Virgínia Jorge; “Manada” (2005), de Luiza Lubiana; e “A Fuga” (2007), de Sáskia Sá; todas obras patrocinadas anteriormente pela mesma lei.
Com linguagem acessível, a série visa fomentar o pensamento crítico, valorizar a produção audiovisual local e inspirar jovens estudantes a trilharem caminhos no universo do cinema.
Segundo Francielli Noya Toso, diretora da série e coordenadora da oficina, “A Lei Rubem Braga foi um marco no audiovisual capixaba, sendo responsável pelo patrocínio de filmes primorosos na década de 1990. Com o Guia Filosófico, destacamos os trabalhos de três realizadoras que seguem carreira no cinema e cujos filmes devem sempre ser revistos”.
A oficina será dividida em três módulos e terá como público-alvo principal professores da rede pública. A websérie estará disponível no YouTube e contempla recursos de acessibilidade como audiodescrição, legendas e interpretação em Libras.