Comid registra público recorde nas pré-conferências municipais da pessoa idosa

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comid) comemora a ampla participação da população 60+ nas pré-conferências municipais realizadas na última semana (5 a 9 de maio). Nas cinco primeiras pré-conferências, mais de 250 pessoas marcaram presença. Ao todo serão oito encontros em diferentes territórios, possibilitando a participação e facilitando o acesso das pessoas idosas a estes ambientes de debates e representatividade.

Nesta semana (12 a 16 de maio) ocorrem as três últimas pré-conferências, que comtemplam a população idosa da região continental. A primeira foi realizada nesta segunda-feira (12), no Centro de Convivência para Pessoa Idosa de Jardim da Penha e, na sexta-feira (16), às 9 horas, no Centro de Convivência para Pessoa Idosa de Jardim Camburi e, às 14 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Território Continental.

Os encontros fazem parte da etapa de preparação para a 6ª Conferência Municipal cujo tema central é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. Ao todo serão oito pré-conferências em diferentes territórios, possibilitando a participação e facilitando o acesso das pessoas idosas a estes ambientes de debates e representatividade.

Preparação

Nas pré-conferências são eleitos os delegados para 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada nos dias 28 e 29 de maio, e estará organizada em cinco eixos temáticos: Financiamento das políticas públicas para a ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência; Abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa.

O presidente do Comid, Marcelo Rodrigues Amorim, ressaltou que as pré-conferências serão realizadas em diferentes regiões de Vitória. “Esta é a oportunidade de ampliar a participação social. Com isso, estamos proporcionando ampliação da reflexão, discussões e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa”, comentou o presidente do Comid.

A secretária de Assistência Social, Soraya Manato, enfatizou que é essencial a mobilização em todos os 12 territórios socioassistenciais de Vitória, para que as ações pensadas para as pessoas idosas representem e atendam as suas demandas, que são diferentes e diversas.

Notícias Relacionadas