Conferência Municipal de Saúde de Vitória – Prefeitura de Vitória

Jansen Lube

Abertura da Conferência Municipal de Saúde
Abertura da Conferência Municipal de Saúde.

A 13ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema “Construindo o futuro da Saúde de Vitória: Transformando o SUS nos territórios”, teve início nesta terça-feira (13), no auditório da PMV. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e pelo Conselho Municipal de Saúde, segue até quinta-feira (15), na Escola Técnica de Saúde de Vitória (Etsus).

A abertura da Conferência contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Magda Lamborghini; do Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin; do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Vitória, Alexandro Martins Costa, e de vereadores da Câmara de Vitória, além de conselheiros de saúde.

A secretária Magda destacou a importância dos assuntos que serão debatidos na Conferência. “Nós acreditamos no fortalecimento da Atenção Básica, da Atenção Primária à Saúde e na Estratégia de Saúde da Família para alcançarmos cada vez mais qualidade de vida para os moradores dessa capital. Eu tenho muito orgulho de estar à frente dessa Secretaria, construindo com a minha equipe, com meu time, uma saúde com mais qualidade e com mais acesso”, declarou.

A palestra principal sobre a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Vitória ficou a cargo da subsecretária de Atenção à Saúde, Patrícia Vedova apresentou um resumo dos assuntos que serão debatidos durante a Conferência, além de importantes dados sobre os serviços ofertados pela Semus para a população, bem como alguns desafios, destacando o envelhecimento da população e a ampliação do acesso das pessoas aos serviços de saúde. “Transformar os SUS nos territórios exige participação, escuta ativa, investimento em tecnologia, valorização dos profissionais e foco na equidade”.

Plano Municipal de Saúde

O principal objetivo desta Conferência é a formulação do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2026-2029. Dessa forma, o evento vai abordar o tema central organizado nos seguintes eixos temáticos:

I – Fortalecendo a Estratégia de Saúde da Família (ESF);
II – Fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde e Qualificando o Cuidado Integral;
III – Gestão do Trabalho e Educação em Saúde;
IV – Participação do Controle Social no SUS

Notícias Relacionadas