Segurança: confira a autuação da Guarda de Vitória nesta segunda-feira (22)
Leonardo Silveira
Um foragido da justiça, de 35 anos, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na tarde desta segunda-feira (20), na Rodoviária da capital. Ele é julgado pelos crimes de ameaça e lesão corporal. Os guardas municipais tiveram o auxílio da tecnologia de reconhecimento facial.
O indivíduo foi identificado pelas câmeras de reconhecimento facial do Núcleo de Intervenção Rápidas (NIR) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), circulando pela Ilha das Caieiras. Uma equipe da Guarda de Vitória foi notificada e imediatamente foi ao local.
“Quando chegamos, encontramos ele sentado no portão de embarque da rodoviária. Realizamos a abordagem, confirmamos que ele realmente tinha um mandado de prisão em seu desfavor. Ele é julgado pelos crimes de ameaça e lesão corporal”, conta o inspetor Ronaldo.
O indivíduo foi detido e encaminhado à Delegacia Regional de Vitória, onde as medidas cabíveis foram tomadas.
O mandado de prisão civil em desfavor dele foi expedido pela Vara Única de Ibatiba, com pena restante de 11 meses. O mandado de prisão foi expedido em outubro de 2025.
Reconhecimento facial
Só em 2026, a parceria entre o NIR e a Guarda de Vitória já resultou no cumprimento de 23 mandados de prisão na capital. O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destaca a importância da integração entre as forças de segurança e do uso da tecnologia na prevenção e repressão ao crime.
“A união entre as forças municipais, estaduais e federais é essencial para fortalecer o combate à criminalidade. O uso do reconhecimento facial e a atuação coordenada das equipes em campo demonstram que a tecnologia e a integração são grandes aliadas da segurança pública”, afirma.
Fugitivo de penitenciária é detido na Praia do Canto
Um ouro foragido da Justiça, de 44 anos, também foi detido pela Guarda de Vitória, na Praia do Canto, na manhã desta segunda-feira (22). Ele havia fugido da Penitenciária Semiaberta de Cariacica II havia dez dias.
Os operadores da Central de Monitoramento da Guarda de Vitória (Ciom) visualizaram um grupo de pessoas que estaria repassando cartões de crédito, por volta das 6h30. Diante da suspeita, uma equipe de guardas municipais de patrulhamento foi até o local para averiguar.
No local, três indivíduos foram abordados com as características repassadas pelos operadores das câmeras. “Apesar de não termos encontrado nenhum material ilícito em posse deles, foi identificado que um dos abordados havia fugido de uma penitenciária estadual há apenas dez dias, por isso acabou sendo recapturado pelas nossas equipes”, relata o inspetor Ronaldo.
O indivíduo foi, então, detido e encaminhado à Delegacia Regional de Vitória, onde as medidas cabíveis serão tomadas. Os outros abordados, que não apresentavam nenhum débito com a Justiça, foram liberados.
Em desfavor dele, o detido apresenta uma longa lista de antecedentes criminais, como apreensão de simulacro, roubo a pessoa em via pública, evasão do sistema prisional e invasão de domicílio.
Sábado
Já no sábado (20), a Guarda de Vitória deteve um foragido da Justiça, de 40 anos, na rodoviária da capital. O detido foi acusado de furto em maio deste ano.
Uma equipe da Guarda de Vitória realizava patrulhamento preventivo na rodoviária, quando um cidadão informou que teria um indivíduo com mandado de prisão em aberto na localidade, e que embarcaria em um ônibus. Diante da suspeita, os guardas municipais abordaram o sujeito.
“Nós confirmamos que ele realmente tinha um mandado de prisão em aberto e que embarcaria em um ônibus na rodoviária. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia Regional de Vitória, onde foi apresentado à autoridade competente para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, conta o inspetor Dalcin.
O mandado de prisão foi expedido pela 3ª Vara Criminal de Guarapari pelo crime de furto. Em desfavor dele, o indivíduo possui um antecedente criminal por roubo em estabelecimento comercial, no fim de 2022.
Mulher com cocaína é detida em Itararé
Uma mulher, de 30 anos, foi detida pela Guarda de Vitória com 20 pinos de cocaína, na manhã desta segunda-feira (22), em Itararé. Além da droga dentro de uma bolsa, a suspeita carregava uma quantia em notas pequenas de dinheiro.
Uma equipe da Guarda realizava patrulhamento preventivo na Praça Luiz Cozer Filho, por volta das 11h, quando a senhora se aproximou, e fez xingamentos e ameaças contra os guardas municipais. Por conta da surpreendente hostilidade, eles a abordara.
“Foi aí que encontramos uma quantidade de 20 pinos contendo cocaína, bem como a quantia de R$51,50 em dinheiro. Diante da situação, ela foi detida e encaminhada à Delegacia Regional de Vitória”, relata o inspetor Ronaldo.
A comandante da Guarda de Vitória, Fabiana Gonçalves, destaca a importância do patrulhamento preventivo dos guardas municipais. “Isso garante a resposta rápida às ocorrências, previne crimes e aumenta a sensação de segurança da população. A ocorrência reforça o compromisso diário da Guarda de Vitória com a prevenção e o enfrentamento da criminalidade”, afirma a comandante.




