Segurança: confira atuações da Guarda de Vitória nesta quarta-feira (24)
Suspeito tenta fugir a nado após furtar duas bicicletas, mas acaba detido
Após furtar duas bicicletas de um prédio e tentar escapar da prisão a nado pelo Canal de Camburi, um homem de 43 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na madrugada desta quarta-feira (24), em Jardim da Penha.
Com ajuda de um comparsa, o criminoso conseguiu entrar na garagem de um prédio durante a madrugada. “Ele conseguiu cortar o cadeado para levar as duas bicicletas. De Jardim da Penha, seguiu para a Praia do Canto empurrando-as até a região do Triângulo. Só que durante esse trajeto foi flagrado pela Central de Monitoramento”, detalhou o inspetor Albert.
Com o flagrante, uma equipe foi deslocada até o local onde foi realizada a abordagem. “Quando a viatura chegou, havia um grupo de pessoas e uma delas desobedeceu à ordem de colocar as mãos para o alto e correu, jogando-se no mar. Ele nadou até o outro lado, já em Jardim da Penha, onde foi detido por uma segunda equipe, já que se viu cercado”, detalhou.
Além do suspeito detido, a Guarda de Vitória também localizou as duas bicicletas, que estavam cobertas com um tecido, na tentativa de escondê-las.
De acordo com o inspetor Albert, a ação mostra a importância do uso da tecnologia e a presença operacional da Guarda nas ruas. “A Central de Monitoramento colabora com o acompanhamento da movimentação suspeita e para o acionamento rápido das equipes. Essa atuação integrada permite uma resposta mais eficiente, amplia a capacidade de prevenção e reforça a segurança da população”, destacou. Atualmente, a capital conta com 1156 câmeras de monitoramento na cidade.
Diante da tentativa de fuga, foi necessário o uso de algemas para o transporte dos indivíduos. O suspeito e as bicicletas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. O detido já possui passagens por furto, roubo, furto a estabelecimento comercial e tentativa de furto.
Foragida da Justiça por homicídio na Serra é detida na rodoviária da capital
Uma foragida da Justiça, de 41 anos, também foi detida pela Guarda na rodoviária da capital, na noite desta terça-feira (23). Ela estava sendo procurada havia três meses, desde que o mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado foi expedido.
Uma equipe de guardas municipais realizava patrulhamento na Ilha do Príncipe quando foi repassado pela Gerência de Inteligência da corporação que uma mulher com mandado de prisão em aberto estava na rodoviária de Vitória. Diante da informação, eles foram até o local para abordá-la.
Quando chegaram, os guardas municipais encontraram a mulher, que esperava um ônibus com destino a Governador Valadares, em Minas Gerais. Ela estava com o filho pequeno.
“Confirmamos a identificação com o registro de um mandado de prisão em aberto e explicamos a situação para ela. Entramos em contato com o pai da criança, que foi chamado e compareceu ao local para que ela fosse entregue, e assim encaminharmos a suspeita para a delegacia”, relata o inspetor Ronaldo.
A mulher foi detida e encaminhada à Delegacia Regional de Vitória, onde foi apresentada às autoridades policiais, que realizaram as medidas cabíveis. O mandado de prisão foi expedido em março deste ano pela 3ª Vara Criminal da Serra





