Se você é uma pessoa que sempre pensou em contribuir para causas sociais e nunca teve tempo ou não sabia como fazer, sua oportunidade chegou. O Conselho do Direito das Crianças e Adolescentes (Concav) dá o passo a passo de como doar e, o que é melhor sem comprometer suas finanças e sem qualquer ônus financeiro.
“A destinação pode ser feita diretamente na declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), sob o limite de até 3% do imposto devido para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Isso não gera nenhum ônus para o contribuinte. É simples e a destinação é direta. Basta optar por destinar o valor ao Fundo no momento da realização da DIRPF. É uma das formas mais simples de contribuir efetivamente para o desenvolvimento de políticas públicas, projetos e ações para a pessoa idosa, crianças e adolescentes”, enfatiza a presidente do Concav, Lucienne Ottaiano.
Nos últimos anos, o FIA de Vitória destinou R$ 1.083.142,21 para o financiamento de 11 projetos sociais, beneficiando instituições como Instituto Luiz Braille, Obra Social Nossa Senhora das Graças, Vitória Down, Instituto Marlim Azul, Fundação Fé e Alegria, Caoca, Apabb, Amaes e Instituto Gênesis.
“Em 2024, foram lançados dois editais para seleção de 15 novos projetos, totalizando um investimento de R$ 2.614.866,32. Os processos estão em fase de análise documental para formalização das parcerias”, contou a presidente do Concav, Lucienne.
Para a secretária de Assistência Social, Soraya Manato, esta é mais uma forma da sociedade contribuir para o desenvolvimento de ações para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município.
O que é o FIA?
O Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), criado pela Lei Federal 8.069/1990, capta e aplica recursos destinados exclusivamente à proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Ao optar por essa destinação, você garante que uma parte do imposto devido ao governo federal seja investida diretamente em projetos sociais da nossa cidade.
Como doar?
Tanto pessoas físicas quanto empresas podem destinar parte do Imposto de Renda ao FIA. Para saber mais sobre como fazer essa destinação, entre em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav), responsável pela gestão do fundo.
Por que doar?
Impacto real: seu imposto financia projetos que garantem atendimento, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Cidadania ativa: Você fortalece as políticas públicas locais e gera um impacto positivo na comunidade.
Sem custo adicional: O valor destinado não sai do seu bolso, pois é parte do imposto que você já pagaria ao governo federal.