Um concurso de desenho que promete levar muita alegria, aprendizado e momentos de descontração para crianças e adolescentes que vivem nos serviços de Acolhimento Institucional e Familiar do município. A iniciativa da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) busca estimular a criatividade dos acolhidos e, ao mesmo tempo, envolver diretamente esse público na construção da identidade visual do projeto Apadrinhamento.
O concurso tem como objetivo selecionar um desenho que represente o projeto, que será utilizado nos materiais de divulgação e em banners institucionais. A entrega dos trabalhos deve ser feita até o dia 30 de maio de 2025, na Gerência de Ata Complexidade, que fica na sede da Semas (Casa do Cidadão – Bloco B, 2º andar).
Segundo Anacyrema Silva, Gerente da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Semas, a proposta tem forte valor simbólico. “O objetivo do concurso é a escolha de um desenho que irá compor os materiais de divulgação do projeto Apadrinhamento. O desenho é uma forma de expressão dos sentimentos da criança e do adolescente que se encontra em medida protetiva de acolhimento, em relação ao seu desejo de ter um padrinho ou uma madrinha”, explicou.
A ideia de realizar o concurso surgiu dentro da própria gerência, como forma de dar voz às crianças e adolescentes acolhidos por meio da arte. “Nada melhor que os próprios acolhidos expressarem através da arte os seus sentimentos”, reforçou Anacyrema.
A escolha do desenho vencedor levará em conta a representação do objetivo do projeto, que visa contribuir para o direito à convivência familiar e comunitária, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990).
O prêmio para o autor do desenho vencedor será uma surpresa, pensada de acordo com a faixa etária da criança ou adolescente premiado.
Até o dia 30 de maio todas as crianças e adolescentes acolhidos e que manifestarem o desejo de participar poderão se inscrever.
Esta é a primeira vez que o projeto Apadrinhamento realiza uma ação desse tipo. “Estamos envolvendo as crianças e adolescentes como protagonistas da identidade visual do projeto. Isso é inédito e muito significativo”, finalizou Anacyrema.
Além de dar protagonismo aos acolhidos, a ação também tem um importante papel pedagógico e social. “Por meio de atividades artísticas, as crianças e adolescentes participam da concepção de uma ideia, materializando suas interpretações sobre o projeto. Isso auxilia no desenvolvimento do pensamento, na compreensão das diferenças e nos conhecimentos necessários para a vida em sociedade. A criança e o adolescente comunicam sua interpretação da realidade do mundo e também o seu estado emocional”, destacou a Secretária de Assistência Social Soraya Mannato.