Mais de um milhão de fiéis homenageiam a Nossa Senhora da Penha

Um milhão de pessoas cruzam ponte, ruas e avenidas por Nossa Senhora da Penha

Com uma estimativa de mais de um milhão de pessoas, a Romaria dos Homens reuniu, na noite deste sábado (26), uma multidão de fiéis em um caminho marcado pela fé e devoção a Nossa Senhora da Penha. Neste fim de semana, acontecem as romarias mais aguardadas da Festa da Penha 2025, que será encerrada na segunda-feira (28) com a missa de encerramento e o show do Padre Reginaldo Manzotti na Prainha.

Durante a missa de envio dos romeiros, realizada na Catedral Metropolitana de Vitória, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória Dom Andherson Franklin inspirou os fiéis a fortalecerem a fé ao longo da peregrinação. “É no caminho que o Senhor nos fala. Somos todos peregrinos da esperança, unidos a Maria, a primeira peregrina a acolher a grande esperança de Cristo”, proclamou.

Dom Andherson também lembrou o papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21). “Colocamos nas mãos de Deus nosso amado papa Francisco, alguém que soube transformar o Evangelho que o acolheu. Que ninguém se sinta excluído do anúncio de Cristo”, afirmou. Milhares de romeiros acompanharam a celebração, expressando sua devoção, agradecendo curas e renovando a fé.

Durante a caminhada rumo ao Parque da Prainha, as manifestações de fé eram emocionantes: pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes seguiam em agradecimento pelas bênçãos recebidas de Nossa Senhora das Alegrias. Moradores do Centro de Vitória jogavam pétalas de flores das janelas, homenageando os devotos. No trajeto, os fiéis foram acompanhados por trios elétricos que animavam a romaria com músicas e orações. Os romeiros foram acompanhados pelo bispo auxiliar Andherson Franklin, os frades franciscanos e o guardião do Convento da Penha, frei Gabriel Dellandrea, que fizeram todo o percurso a pé.

A procissão saiu da Catedral Metropolitana pela Rua José Marcelino, acessou a Rua São Francisco e passou sob o Viaduto Caramuru. Seguiu pelo Parque Moscoso, via Avenida Cleto Nunes, e continuou pela Avenida Marcos de Azevedo, próximo ao Hospital Santa Casa de Misericórdia. Depois, atravessou a Vila Rubim pela Avenida Duarte Lemos e passou pela Avenida Nair de Azevedo, em frente à Ponte Seca. Ao chegar à Segunda Ponte, os romeiros seguiram em direção a Vila Velha. Já no município canela-verde, o percurso continuou pelas avenidas Carlos Lindenberg, Jerônimo Monteiro, Champagnat, pela Rua Antônio Ataíde e, por fim, alcançou o Parque da Prainha.

Na chegada ao palco da Prainha, se apresentava o Coral ArcelorMittal, embelezando o fim da caminhada dos fiéis. Na sequência, o arcebispo de Vitória Dom Ângelo Mezzari celebrou a missa de encerramento da Romaria dos Homens, acompanhada pelos romeiros que percorreram os 14km de trajeto da Catedral até os pés do Convento da Penha.

Realizada há 70 anos, a Romaria dos Homens é um dos momentos mais tradicionais da Festa da Penha e reúne mais de um milhão de pessoas, segundo a organização. As celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Penha são as mais antigas do país. A Festa da Penha é hoje a terceira maior festividade mariana do Brasil.

Festa da Penha 2025

Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la. Ao longo dos nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, contando com a instalação do terço gigante no dia 19 de abril, estão previstas 52 missas e 14 romarias.

A Festa da Penha 2025 é realizada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha. A correalização é do Espírito Santo Convention Bureau e da Prefeitura Municipal de Vila Velha. O evento conta com o patrocínio da ArcelorMittal, Cesan, Banestes, Extrabom, Javé Construtora e LeCard. Também tem o copatrocínio da Unimed Vitória, Vale e Instituto Cultural Vale. O apoio é da TVE, TV Gazeta, A Gazeta e Café 3 Corações, além do apoio institucional das prefeituras da Serra, Cariacica e do Governo do Estado do Espírito Santo.

Notícias Relacionadas