escolas municipais de Vitória realizam ações alusivas à data – Prefeitura de Vitória

Foto Divulgação

Servidoras com meias coloridas em ação no Dia Internacional da Síndrome de Down na Seme Central
Servidoras com meias coloridas em ação no Dia Internacional da Síndrome de Down na Seme Central.

O dia 21 de março foi escolhido para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down. Pensando nisso e por acreditar na educação inclusiva e respeitosa, as unidades da Rede Municipal de Ensino de Vitória e a Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizam ações alusivas e de conscientização na última sexta-feira (21).

Crianças, estudantes e servidores utilizaram meias coloridas e diferentes, como forma de chamar atenção e despertar a curiosidade sobre o tema. Assim, unidades de ensino e a sede da Seme ganharam um colorido especial . Ao todo, 77 crianças e estudantes com Síndrome de Down estão matriculadas nas 104 unidades de ensino de Vitória. Síndrome de Down estão matriculadas.

“O 21 de março é um dia de conscientização e respeito às pessoas com Síndrome de Down. São pessoas com direitos e garantias como todas as outras. Direito a uma sociedade acessível às necessidades delas, a estar em todos os ambientes de convivência. É um dia para lembrar que as pessoas com Síndrome de Down estão na sociedade para serem respeitadas e terem direito aquilo que elas desejam”, destacou a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Carla Gagno.

A secretária Municipal de Educação, Juliana Rohsner, também participou da iniciativa, com meias coloridas nos pés. “É fundamental garantir que cada criança e cada estudante tenha acesso a um ambiente escolar acolhedor, que valorize suas potencialidades e promova seu desenvolvimento. A educação especial e inclusiva é um direito e um caminho para uma sociedade mais justa. Em Vitória, seguimos avançando para construir uma rede cada vez mais acessível e respeitosa com todos”, afirmou.

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Terezinha Vasconcellos Salvador, localizado no Romão, as crianças fizeram um desfile utilizando meias coloridas, em uma atividade de interação e conscientização dos pequenos. No Cmei Darcy Castello de Mendonça, no bairro Antônio Honório, além da iniciativa realizada entre as crianças, cartazes informativos foram afixados na unidade.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, também no bairro Antônio Honório, os estudantes colocaram meias das mais diversas cores para participar da conscientização e interagirem entre si sobre o tema. Além disso, também fizeram uma apresentação com informações a respeito da Síndrome de Down. Na Emef Suzete Cuendet, em Maruípe, a garotada colocou meias coloridas e participou de atividades no pátio da escola.

A data

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a data de conscientização global celebra a vida das pessoas com a síndrome e garante que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

“Muitas pessoas com a síndrome estão nas nossas escolas. São nossas crianças, nossos estudantes, com desejos de brincar, de aprender, de fazer amigos, de se expressar. E ter essa iniciativa provoca o questionamento do que temos feito para melhorar todos os ambientes, não só pensando na síndrome e nas barreiras, mas também nas habilidades que cada um tem”, reforçou a coordenadora Carla Gagno.

A campanha “Lots of Socks””, que significa “Muitas Meias” é uma iniciativa global que ocorre anualmente no dia 21 de março para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down. Neste dia, as pessoas são encorajadas a usar meias coloridas e extravagantes para aumentar a conscientização sobre a síndrome de Down e celebrar a diversidade.

Notícias Relacionadas