Escolas municipais de Vitória recebem visita de representantes da Fundação Lemann e do Ensina Brasil

José Carlos Schaeffer

Comitiva visitou
Comitiva composta por membros do Ensina Brasil e da Fundação Lemann visitou escolas de Vitória.

Com objetivo foi mostrar o trabalho realizado na rede municipal de ensino da capital, representantes da Fundação Lemann e do Ensina Brasil visitaram, na última terça-feira (15), escolas de Vitória. O trabalho desenvolvido por meio do projeto Ensina Brasil tem apoio da Fundação Lemann, e parceria com a Secretaria de Educação de Vitória (Seme), e visa atrair, formar e desenvolver talentos em sala de aula. 

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, fez a acolhida e acompanhou a comitiva em duas unidades da rede municipal de ensino: na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, localizada no bairro Resistência, e na Emef Orlandina D’Almeida Lucas, no bairro São Cristóvão. Participaram da visita a conselheira da Fundação Lemann, Susanna Lemann, a CEO e co-fundadora do Ensina Brasil, Ana Montosa, e a presidente do Conselho de Administração do Ensina Brasil, Claudia Sender.

Na Emef Rita de Cássia, a comitiva acompanhou uma aula de ciências da “ensina” Larissa Feijó. O tema era “Camadas Internas da Terra” e, na dinâmica proposta, os estudantes do 9º ano conheceram e diferenciam as camadas da terra a partir de enigmas. As atividades foram acompanhadas pelos representantes da Fundação e do Ensina Brasil, junto à secretária Juliana.

Já na Emef Orlandina D’Almeida Lucas, acompanharam a aula inaugural do Clube de Ciências Zumbi Capixaba, que tem como objetivo exercitar a curiosidade intelectual dos estudantes, com uma abordagem própria das ciências, exercitando o diálogo, a empatia, a resolução de conflitos e a cooperação entre eles. A atividade é aplicada pelos ensinas Isabelle Souza, Kelly Oliveira e Paulo Felipe aos estudantes do 8º e 9º ano.

A CEO e Co-fundadora do Ensina Brasil, Ana Montosa, falou sobre o que viu na visita. “É muito bom estar em Vitória, que é um dos nossos grandes parceiros, desde 2021. E hoje foi um dia muito especial, em que fomos nas escolas, conhecemos os projetos, conversamos com os participantes e gestores escolares, podendo realmente ver essa parceria da secretaria que é muito ativa e comprometida, e o programa Ensina Brasil. É um encontro energizante e que incentiva a gente a continuar com esse trabalho”, contou. 

“É impressionante o nível de profundidade, de profissionalismo, conhecimento e pesquisa que tem por trás de todo o trabalho que vem sendo feito na Educação de Vitória nos últimos anos. Fiquei impressionada com os avanços que foram alcançados, é uma visão muito parecida com a que temos no Ensina, para que tenhamos políticas públicas e uma transformação na sala de aula. Para isso, as lideranças precisam ter o conhecimento profundo desse ambiente. Esse alinhamento é realizado em Vitória com excelência”, destacou a presidente do Conselho de Administração do Ensina Brasil, Claudia Sender.

A secretária Juliana Rohsner celebrou a parceria, destacando a potencialidade que os “ensinas” trazem para a rede pública de Vitória. “O Ensina Brasil fortalece a possibilidade de termos metodologias diferentes nas escolas da rede, agregando boas práticas às nossas unidades de ensino, oxigenando as equipes, fazendo esse movimento ser potencializado. São talentos que estão fazendo a diferença, mobilizando, trocando, aprendendo. Essa é a educação que os nossos estudantes merecem, e é a educação que a gente acredita, a educação que faz aprender porque afeta”, completou.

Notícias Relacionadas