A manhã deste domingo (4) foi de conscientização na orla da Praia de Camburi. Com a participação de muitos tutores e, é claro, seus pets, aconteceu a Cãominhada MPES, promovida pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa da Fauna (CPDF), em parceria com a Prefeitura de Vitória. O ato teve como objetivo promover o combate ao abandono de animais domésticos.
A chuva fez com que a caminhada fosse reduzida ao bolsão de estacionamento em frente ao antigo Hotel Aruan. No local, foi realizada uma programação cheia de atividades. Além do acolhimento dos pets e seus tutores, que receberam kits educativos e itens de uso dos animais, também foi realizada uma apresentação do Batalhão de Operações com Cães, da Polícia Militar.
Equipes da Prefeitura de Vitória estiveram no local realizando a vacinação antirrábica, além de promover o atendimento veterinário no VetMóvel, um consultório itinerante com todos os equipamentos necessários para uma consulta de rotina completa para os animais de estimação.
A Procuradora de Justiça e coordenadora de Proteção e Defesa da Fauna do MPES, Edwiges Dias, falou sobre a importância do ato. “Queremos lembrar que o amor e o compromisso com os nossos animais de estimação devem ser constantes. Esse evento é uma ferramenta para que a sociedade tenha uma nova visão sobre o papel que cada um pode desempenhar na proteção dos animais”, destacou.
A enfermeira Gabriela Soares, moradora de Jardim da Penha, participou do ato e levou o cachorro Sherlock. “Pra mim é muito importante. Eu tenho o Sherlock e outros dois cachorros em casa, que eu resgatei na rua. A gente vê tantos maus tratos e esses eventos são fundamentais para as pessoas terem conhecimento e saberem da importância de resgatar e cuidar dos nossos animais”, disse.
O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Luciano Forrechi, falou sobre a parceria da Prefeitura de Vitória com o evento do MPES. “A Prefeitura de Vitória tem apoiado e incentivado que eventos como esse aconteçam na cidade. Este, em especial, por se tratar do cuidado com os animais. Isso cria um clima ainda maior de boa convivência entre os moradores e turistas da nossa capital”, afirmou.
Alerta contra o abandono de animais
Vale ressaltar que abandonar animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98) e pode gerar penalidades legais. A campanha reforça a importância da guarda responsável e do cuidado com os animais, chamando atenção para a necessidade de um compromisso ético e social com os pets.
A deputada estadual Janete de Sá também participou do evento e reforçou a importância da conscientização da população sobre os cuidados com os animais. “Esse trabalho é importantíssimo para o combate aos maus tratos contra os animais. A conscientização sobre os direitos é fundamental para a proteção deles. Seguimos trabalhando para garantir o bem estar, combatendo toda e qualquer violência contra os animais de estimação”, completou.