Fortalecer a rede de proteção e garantir os direitos de crianças e adolescentes é um dos compromissos da Prefeitura de Vitória. Para reforçar as ações que já ocorrem durante todo o ano na capital, nesta segunda-feira (19) ocorreu a inauguração do Jardim de Araceli, na sede da PMV, e também a abertura da exposição de trabalhos da campanha “Vitória Faz Bonito”, no Hall de entrada do Palácio Municipal, alusiva ao Maio Laranja – mês de referência ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
A abertura da campanha contou com apresentação musical de crianças e adolescentes, inauguração do Jardim Araceli e troca da iluminação da fachada da Prefeitura para a cor laranja, simbolizando o compromisso com a causa. Além do Palácio Municipal da PMV, o Viaduto Caramuru e a Catedral Municipal de Vitória também terão nova iluminação durante os dias de campanha.
O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, afirma que esse é um dia importante de reflexão. “18 de maio deve ser lembrado, todos os anos, como uma data para que nós possamos repensar esse assunto. Nós já reduzimos muito a gravidez de crianças e adolescentes na cidade de Vitória, mas enquanto houver uma criança sofrendo atos de violência, nós devemos ter o compromisso de proteção e realização de ações e políticas públicas que transformem essa realidade”, disse o prefeito.
A programação, preparada pelos profissionais das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Educação (Seme) e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), conta com atividades longo do mês de maio e início de junho, que inclui atividades formativas, culturais, institucionais e territoriais.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, reiterou a importância da data e da ação. “O Maio Laranja é importante para nos conscientizar sobre a luta e a proteção das nossas crianças. Nós temos que estar sempre atentos aos mínimos sinais e detalhes de violência, denunciar no disque 100, fazer campanhas em escolas e instituições, para podermos proteger nossas crianças, que são o futuro do Brasil”, disse.
Programação da campanha Vitória Faz Bonito
Exposição de Trabalhos
De 19/05 a 10/06 no Hall da Prefeitura Municipal de Vitória – Produções artísticas feitas por usuários dos serviços públicos, promovendo o protagonismo, a expressão e o engajamento social.
Ações Formativas Territoriais
Capacitações técnicas e reflexivas voltadas a profissionais das redes municipais e das Organizações da Sociedade Civil, com o tema: Estratégias para um acolhimento efetivo de crianças e adolescentes em situação de violência sexual.
22/05 – das 13h às 17h
HUB ES+ – Praça Costa Pereira – Centro de Vitória
29/05 – das 13h às 17h
Auditório Manoel Vereza – Ufes Goiabeiras
05/06 – das 13h às 17h
Casa do Cidadão em Maruípe.
Minicursos
27/05 – das 13h às 17h
Escola Técnica do SUS – Vitória.
Momento de formação e aprofundamento de reflexões, voltadas aos profissionais das redes municipais e das Organizações da Sociedade Civil.
I Seminário Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Município de Vitória.
10/06 – das 8h às 17h
Um momento estratégico de articulação institucional, compartilhamento de dados locais, debate sobre políticas públicas e construção de caminhos possíveis para aprimorar o enfrentamento à violência sexual na cidade.