Exposição destaca moda sustentável feita por mulheres em Vitória

 

Projeto Fazendo Arte

De 30 de abril a 10 de maio, o Shopping Vitória recebe a exposição de peças exclusivas da marca Guananira, desenvolvida pelo Projeto Fazendo Arte. A mostra celebra o Dia das Mães com produtos autorais que unem beleza, significado e propósito, todos criados por mulheres que superam desafios e reinventam suas trajetórias por meio do artesanato.

O Projeto Fazendo Arte é uma iniciativa social que atende mulheres de toda a Grande Vitória. A sede do projeto se tornou um espaço de acolhimento e (re)descoberta e fortalecimento de suas potencialidades, habilidades, conhecimentos, possibilidades, nos aspectos pessoal e profissional, incluindo, para aquelas que enfrentam a violência, a exclusão do mercado de trabalho e questões emocionais. O principal objetivo é oferecer oportunidades reais de geração de renda por meio do artesanato, que ganha visibilidade e valor através da marca própria Guananira.

Neste mês, o projeto está com um estande no Shopping Vitória com o propósito de comercializar essas peças feitas à mão e promover a autonomia financeira das participantes. A ação também celebra o Dia das Mães, uma data especial para presentear com afeto, consciência e significado.

No estande da Guananira, o público encontra peças autorais únicas, feitas à mão por mulheres que colocam em cada criação sua história, força, criatividade, cuidado. São produtos sustentáveis, com design artesanal e identidade única, que refletem a beleza do feito à mão. Ao adquirir um item exclusivo, o consumidor apoia diretamente a geração de renda, o empoderamento feminino e o consumo consciente e sustentável.

Sobre a Guananira

Guananira é a marca autoral do Projeto Fazendo Arte, criada para valorizar o artesanato produzido pelas mulheres participantes. Com peças únicas, sustentáveis e carregadas de significado, a marca transforma fios, tecidos e habilidades em fonte de renda, autoestima e autonomia.

O nome Guananira resgata o nome indígena original da ilha de Vitória – “ilha do mel” – e está ligado à lenda de uma princesa indígena que foi transformada em ilha como símbolo de amor e resistência. Inspirada nessa narrativa, a marca propõe um resgate cultural e ancestral, refletindo em suas criações a força das mulheres que nela atuam.

Utilizando tecidos sustentáveis como 100% linho e 100% algodão, a marca prioriza a qualidade, o cuidado com o meio ambiente e o consumo consciente. Muitas peças são ecopeças: roupas e materiais reaproveitados, revitalizados e transformados com criatividade, unindo o antigo ao novo, sem perder sua essência original.

Produzida dentro do Território do Centro de Vitória, a Guananira representa um movimento de transformação. Seu processo de produção é limpo e natural, buscando formar consumidores mais conscientes e engajados, ao mesmo tempo em que fortalece a economia local e as redes de apoio feminino.

O Projeto Fazendo Arte é executado pela OSC Bem Brasil – Instituto de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho da Prefeitura de Vitória, sob a gestão da Gerência de Qualificação do Trabalhador e financiado com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. A marca Guananira é um exemplo vivo de como é possível unir tradição, sustentabilidade e afeto em uma só iniciativa.

Foto Divulgação

Projeto Fazendo Arte

Foto Divulgação

Projeto Fazendo Arte

Notícias Relacionadas

1ª captação de órgãos em Guarapari

Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz realiza sua primeira captação de órgãos e marca avanço histórico em Guarapari Em um momento marcado por comoção, respeito e