O Arquivo Público Municipal de Cultura abriu na noite desta segunda-feira (12), na Sala Imprensa Cachoeirense Higner Mansur, no Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro, na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro, a exposição “Boi Tsunami – A Importância da Cultura Popular na Rápida Transformação das Comunidades em Tempos Modernos”. Ela explora como a cultura popular pode ser um agente de mudança e transformação em comunidades, destacando a importância da preservação e valorização dessas expressões culturais.
A exposição faz parte do projeto do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) com a 23ª Semana Nacional de Museus e o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. A mostra produzida pelo Arquivo Público Municipal de Cultura traz uma seleção de imagens, objetos e histórias que ilustram a influência da cultura popular, através do Boi Tsunami, do bairro Boa Vista, em Cachoeiro de Itapemirim, na formação de identidades e na construção de comunidades.
Através de uma narrativa visual e interativa, os visitantes poderão mergulhar na rica diversidade cultural de nossa região e entender como a cultura popular pode ser um motor de transformação social.
“A exposição de cultura popular reforça a identidade de uma comunidade, destacando suas particularidades e tradições. Isso contribui para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e orgulho das pessoas em relação à sua cultura. A mostra serve como uma ferramenta educativa para que o público, tanto local quanto visitante, compreenda e valorize as práticas culturais”, afirmou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Larissa Patrão.
Serviço:
Local: Arquivo Público Municipal de Cultura Sala Evandro Moreira – Sala Imprensa Cachoeirense Higner Mansur no Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro – Praça Jerônimo Monteiro
Data: Até 06 de junho
Horário: das 9h às 17h
Produção: Arquivo Público Municipal de Cultura Sala Evandro Moreira
Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim (Semcult)
Curadoria: Coordenador do Arquivo Público Municipal de Cultura, Lucimar Costa
Apoio: Emerson Costa – Boi Tsunami