A produção capixaba “O Vestido Encantado de Anija”, voltada ao público infantil, será lançada, nesta sexta-feira (16), no Cine Jardins, em Vitória, com entrada gratuita. A obra, que tem direção de Danilo Stael e produção da XAM Design, ficara disponível no streaming e no YouTube, além de ser exibida em escolas públicas de Vitória.
“O Vestido Encantado de Anija” (20 min), conta a história de Anija, uma menina negra de 10 anos com autismo e sensibilidade ao som, que encontra refúgio nos ensinamentos de sua avó e na conexão com o mar. É também na dança e no samba de roda, que ela descobre formas de expressão e equilíbrio, aprendendo a conhecer e enfrentar os desafios da sua condição.
Com elementos de fantasia e cultura afro-brasileira, a obra mistura samba de roda, tradição e representatividade em uma trama emocionante sobre resiliência e autoaceitação. A narrativa celebra a importância das relações entre gerações, mostrando como os saberes tradicionais e o afeto familiar fazem a diferença para o desenvolvimento das crianças.
“Anija é para todas as crianças que se sentem “diferentes’. Quisemos criar uma história que celebrasse a neurodiversidade e mostrasse como a cultura e o afeto podem ser portos seguros”, afirma o diretor Danilo Stael.
Além da estreia no cinema, o curta tem planos de circular por festivais nacionais e internacionais, apresentando ao mundo uma animação brasileira que combina qualidade técnica com profundidade temática. O Vestido Encantado de Anija” se propõe não apenas como entretenimento, mas como ferramenta de discussão sobre inclusão, diversidade e a importância de narrativas que celebrem as diferenças.
No dia 26 de maio o curta será exibido para alunos da EMEF Experimental de Vitória, no campus da Ufes, em Goiabeiras, para as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
A produção é realizada através Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), por meio da Secretária da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (MinC).
O Vestido Encantado de Anija
Na pequena cidade litorânea onde Anija vive, o barulho da vida se mistura com os ritmos do samba de roda, uma herança que sua avó carrega não apenas nas mãos habilidosas que costuram, mas no jeito de dançar e contar histórias. É neste ambiente rico de tradição que Anija encontra refúgio quando o mundo lá fora fica pesado demais para seus ombros de dez anos. Lá, entre o zumbido da máquina de costura e os passeios à beira-mar, sua avó promete criar um vestido feito com “um pedacinho do oceano”.
Mas quando Yayá Jú adoece, Anija se vê diante de um sonho interrompido — até que o próprio mar decide intervir, tecendo magia no vestido inacabado.
Acompanhe o projeto
Site oficial: https://anija.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/ovestidodeanija/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Wigo Nunes / Jéiny Lima / Julia Novais / Juliana Indami / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br