Governador capixaba apresenta Programa Estado Presente em evento nos Estados Unidos

O governador Renato Casagrande foi um dos convidados do “Fórum Veja Brazil Insights”, realizado na tarde dessa terça-feira (13) em Nova York, nos Estados Unidos. Ele destacou o combate à criminalidade no Espírito Santo por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Também participaram os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

“A segurança pública é muito mais do que apenas a ação policial e a continuidade é fundamental. Mesmo com resultados positivos, qualquer evento grave repercute muito e o governador não pode se omitir. Ele precisa se posicionar porque a fala das lideranças transmite segurança e confiança à população. No Espírito Santo, saímos de mais de dois mil homicídios em 2009 para 852 em 2024, por meio das ações do Programa Estado Presente. Vitória deixou de ser a segunda capital mais violenta para completar hoje 56 dias sem o registro de homicídio”, afirmou Casagrande.

O mandatário capixaba também falou sobre a importância do debate nacional em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que hoje tramita no Congresso Nacional.

“Hoje, o Governo Federal debate a constitucionalização do sistema de segurança, o que considero positivo, pois houve melhorias em relação à interferência de prerrogativas. Acredito que a União com mais investimentos e organização de dados pode ajudar no combate ao crime. No Espírito Santo já temos uma integração de todos os setores e queremos ver esse tipo de ação a nível nacional. O Programa Estado Presente faz sucesso, pois quem comanda sou eu, todos os dias analisando os números, conversando com os comandantes e secretários. Uma vez por mês reunimos todos os entes da segurança pública no Estado e analisamos os dados. Além disso, o lado social do Programa tem sido importante para a efetividade das ações”, explicou o governador.

Nesta quarta-feira (14), Casagrande participa do Summit Valor Econômico e em seguida vai ministrar uma palestra no painel “Eficiência do Setor Público” do evento Cenário Global e o Impacto para Países Emergentes, com a participação do Prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Notícias Relacionadas