LICC: Baile Voador celebra cultura carnavalesca com show do Olodum, bandas locais e ações formativas

Um dos principais eventos carnavalescos do Espírito Santo, o Festival Baile Voador, chega à 11ª edição repleto de novidades para o público. Neste ano, a festa, que tradicionalmente ocorre durante o Carnaval de Vitória, será realizada no próximo domingo (13), das 14h às 22h, no Oásis Beach Club, na Praia de Camburi, em Vitória.

A programação será totalmente gratuita, com realização da Sagui Produções e da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo.

A retirada gratuita de ingressos será disponibilizada ao público a partir desta terça-feira (08), às 12h, pelo LINK  <

Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão digital, na entrada do espaço, juntamente com 1kg de alimento não-perecível. Os ingressos são limitados e sujeitos à capacidade do local, que comporta três mil pessoas.

Para quem ama se divertir com a explosão de cores, ritmos e alegria do festival, o 11º Baile Voador reunirá shows do Bloco Voador (banda), Bloco Coisa de Negres (banda), Bloco Afro Kizomba (banda), Bloco Subúrbio (DJ), Puta Bloco (DJ) e Bloco Kustelão (show da ressaca).

O show de encerramento será com a Banda Olodum. Fundada em 1979, em Salvador (BA), a instituição cultural se tornou icônica por sua atuação dentro do movimento negro brasileiro, em especial pelo combate ao racismo e pela luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas.

Os fãs podem esperar por sucessos do samba-reggae que marcaram a trajetória do grupo, como “Faraó – Divindade do Egito”, “Madagascar Olodum”, “Nossa Gente (Avisa lá)” e “Requebra”, entre outras canções que trazem a marca da ancestralidade africana presente no trabalho do Olodum.

Papel sociocultural

Nesta edição, o Baile Voador potencializa o seu papel sociocultural com a realização de um ciclo de ações formativas, que vão ocupar o HubES+, no Centro de Vitória, nesta quinta-feira (10), das 9h às 20h. As atividades visam fortalecer a cadeia produtiva do Carnaval de Rua de Vitória, em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, conforme destaca o fundador do Baile Voador e diretor da Sagui Produções, Bruno Lima.

“As ações formativas serão ofertadas de forma gratuita aos participantes, reafirmando o compromisso do Baile Voador com a democratização do acesso à formação e ao conhecimento”, afirma Bruno Lima.

A programação terá início com a Oficina de Podcast e Conteúdo Digital, a ser ministrada pelo diretor, editor e produtor audiovisual Estevão de Paula, das 09h às 12h. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Estevão de Paula tem ampla experiência na criação e edição de podcasts, tendo atuado em diversos projetos digitais.

Serão destinadas 20 vagas exclusivas para jovens de comunidades periféricas da Grande Vitória, com foco em comunicação, mídias digitais e produção cultural. A prioridade será para candidatos matriculados em escolas públicas e residentes próximos ao Centro Histórico.

Das 14h às 17h, vai acontecer a Roda de Bate-papo com o tema “Desafios do Carnaval de Rua de Vitória”, coordenada pelo historiador Marcus Vinicius Sant’Ana. Mestre em Estudos Urbanos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e pesquisador da cultura popular capixaba, ele irá suscitar questões que possam vir a embasar políticas públicas e ações futuras de fortalecimento do Carnaval de Rua.

A atividade terá 20 vagas voltadas para moradores do Centro Histórico e outras regiões de Vitória, representantes de blocos tradicionais e coletivos culturais, estudantes, pesquisadores, profissionais de áreas culturais e sociais e o público em geral.

Diversidade e Cidadania

Encerrando o ciclo formativo, a ativista LGBTQIA+ Deborah Sabará apresentará a palestra “Respeito à Diversidade e Cidadania”, das 18h às 20h, tendo como público-alvo ambulantes cadastrados para atuação durante o evento e as equipes de segurança e limpeza contratadas pelo Baile Voador. Com 20 vagas, a atividade tem como objetivo sensibilizar e capacitar os participantes sobre temas relacionados à cidadania, inclusão social e respeito à diversidade racial, de gênero, sexual e religiosa.

Folia inclusiva

Para o diretor da Sagui Produções, Bruno Lima, a 11ª edição do Baile Voador mantém o objetivo de celebrar o samba, o batuque, os ritmos e as histórias carnavalescas do Carnaval de Vitória, ao passo em que amplia seu impacto artístico, social e econômico dentro do conceito de folia inclusiva. “Temos como premissa promover uma experiência cultural inclusiva, sustentável e conectada às tradições carnavalescas capixabas. A realização deste projeto representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor cultural e com a promoção de um legado que fortaleça a identidade capixaba, conectando tradições a novas possibilidades de futuro”, analisa.

 

BAILE VOADOR 11ª EDIÇÃO – CARNAVAL 2025 COM A LICC

Data: 13 de abril (domingo)

Horário: das 14h às 22h

Local: Oásis Beach Club – Av. Dante Michelini, 3.810, Jardim Camburi, Vitória (ES), 29.060-236

Bloco Voador (banda)

Bloco Coisa de Negres (banda)

Bloco Afro Kizomba (banda)

Bloco Subúrbio (DJ)

Puta Bloco (DJ)

Bloco Kustelão (show da ressaca)

Banda Olodum

Bloco VoadorBloco Voador Bloco Voador

 

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir desta terça-feira (08), às 12h, pelo site https://zig.tickets/pt-BR.

Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão digital, na entrada do espaço, juntamente com 1kg de alimento não-perecível. O montante arrecadado será doado a instituições sociais pela Sagui Produções. Ingressos limitados e sujeitos à capacidade do local, que comporta três mil pessoas.

Realização: Sagui Produções, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

 

  • FORMATIVAS BAILE VOADOR 2025

Data: 10 de abril (quinta-feira)

Local: HubES+, Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória (ES), 29.010-080

  • Oficina de Podcast e Conteúdo Digital

Horário: 09h às 12h

Facilitador: Estevão de Paula Lopes, diretor, editor e produtor audiovisual, bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Vagas: 20 vagas exclusivas para jovens de comunidades periféricas da Grande Vitória, interessados em comunicação, mídias digitais e produção cultural. Será dada prioridade a candidatos matriculados em escolas públicas e residentes próximos ao Centro Histórico de Vitória.

Atividades: Introdução e planejamento de conteúdo; apresentação sobre a criação de podcasts, vídeos curtos e outros formatos digitais; orientação sobre definição de público, escolha de temas e criação de roteiros.

 

  • Roda de Bate-papo com o tema: Desafios do Carnaval de Rua de Vitória

 

Horário: 14h às 17h

Facilitador: Marcus Vinicius Sant’Ana (foto), historiador, pesquisador da cultura popular capixaba e Mestre em Estudos Urbanos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Vagas: 20 vagas voltadas para moradores do Centro Histórico e outras regiões de Vitória; representantes de blocos tradicionais e coletivos culturais; estudantes, pesquisadores e profissionais de áreas culturais e sociais; e o público em geral, interessado em cultura popular e manifestações carnavalescas.

Atividades: Entre os tópicos do debate estão “O Carnaval como Identidade Cultural”; “Reflexões sobre o papel do Carnaval de Rua na valorização da cultura capixaba”; e “Impactos sociais do Carnaval”; entre outros.

Inscrições: pelo Instagram @bailevoador

Historiador Marcus Vinicius Sant’AnaHistoriador Marcus Vinicius Sant’Ana Historiador Marcus Vinicius Sant’Ana

 

  • Palestra com o tema: Respeito à Diversidade e Cidadania

Horário: 18h às 20h

Palestrante: Deborah Sabará, ativista LGBTQIA+ e coordenadora da Associação Gold – Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade do Espírito Santo.

Vagas: 20 vagas voltadas para ambulantes cadastrados para atuação durante o evento e equipes de segurança e limpeza contratadas pelo Baile Voador: 11ª edição – Carnaval 2025 com a LICC.

Atividades: Entre os tópicos da palestra estão “Introdução à Cidadania e Direitos Humanos”; “Diversidade e respeito no ambiente de trabalho”; “Prevenção de conflitos e mediação”; e “Sustentabilidade e conscientização ambiental”.

 

SOBRE O BAILE VOADOR:

Desde 2014, o Baile Voador se consolidou como uma das principais iniciativas culturais do Espírito Santo durante o período carnavalesco, promovendo valores como sustentabilidade, criatividade urbana e ocupação cultural dos espaços públicos. As dez edições do festival, realizadas no Clube Álvares Cabral, reuniram mais de 1 milhão de pessoas e trouxeram ao Estado artistas renomados como BaianaSystem, Gilsons e Orquestra Voadora. Ao mesmo tempo, o evento tem como premissa valorizar a atuação das bandas e músicos capixabas.

O Festival Baile Voador tem como objetivo revitalizar os espaços públicos e reforçar a identidade cultural do Espírito Santo, promovendo inclusão social e atraindo turismo para a região. O evento representa uma oportunidade de alavancar a economia local por meio do incentivo ao comércio, geração de empregos temporários e divulgação de artistas capixabas. Além disso, ao priorizar a sustentabilidade e a ocupação criativa dos espaços urbanos, o festival contribui para o fortalecimento da imagem positiva do município de Vitória como um polo cultural dinâmico e inovador do Estado do Espírito Santo.

 

SIGA O BAILE VOADOR:

Instagram: 
@bailevoador

YouTube: @bailevoador9528

 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria JRSN – José Roberto Santos Neves

E-mail: neves-jose@uol.com.br

joserobertosantosneves@gmail.com

Instagram: @joserobertosantosneves e @assessoriajrsn

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias Relacionadas