Em meio às trilhas históricas e às nascentes da Mata Atlântica, o Parque Natural Municipal Gruta da Onça será, neste sábado (29), palco de uma manhã especial de vivências, espiritualidade e educação ambiental. A atividade vai reunir membros da Comunidade Santíssima Trindade, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória – Catedral, em uma proposta de reconexão com a natureza e reflexão sobre o cuidado com a vida em todas as suas formas.
A ação é organizada pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) Gruta da Onça, e tem como objetivo estreitar os laços da comunidade com o parque, promovendo experiências de contemplação, lazer e aprendizado sobre o meio ambiente e a história local.
A iniciativa partiu do professor Wallace Bonicenha, presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (AmaCentro) e ex-diretor da Escola Estadual Gomes Cardim, parceira de longa data do CEA Gruta da Onça. “Inspirados pela Campanha da Fraternidade 2025, que traz o tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’, queremos despertar um olhar mais cuidadoso com as águas, com as florestas, com os animais e com nossos irmãos e irmãs”, destaca Bonicenha.
Durante a visita, os participantes percorrerão trilhas que revelam os “caminhos da Capixaba” e pontos históricos como o Poço Azul, o Poço dos Escravos, a Fonte da Capixaba e a própria Gruta da Onça. A atividade também contempla rodas de conversa sobre o meio ambiente e o patrimônio histórico, como o Chafariz da Capixaba – uma das primeiras fontes de abastecimento de água de Vitória e hoje parte do Programa Fonte Viva, da Semmam.
As vivências serão conduzidas pelo geógrafo e educador ambiental Wilson de Souza, técnico da Gerência de Educação Ambiental, dentro do projeto “Mata Atlântica: Floresta que Ensina”, que visa promover o sentimento de pertencimento e valorização dos parques naturais da cidade.
Saiba mais
Escolas, comunidades ou grupos interessados em ações educativas em parques com Centros de Educação Ambiental podem entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental da Semmam por meio do Portal Interativo de Educação Ambiental – IntErAgeVix.