Equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) repassaram informações importantes sobre o uso adequado de ciclomotores elétricos durante uma ação educativa, na manhã desta terça-feira (13), em Jardim Camburi.
A atividade ocorreu em pontos estratégicos em que há diagnóstico de intensa circulação desse tipo de veículo. como foco principal orientar condutores quanto às normas de circulação e segurança previstas na legislação de trânsito.
Durante a ação, agentes da Guarda dialogaram com os condutores e entregaram materiais informativos abordando temas como o uso obrigatório de capacete, habilitação compatível (Autorização para Conduzir Ciclomotor – ACC ou CNH categoria A), circulação em vias adequadas e itens de segurança obrigatórios nos veículos.
Pelo menos 80 condutores de autopropelidos e bicicletas elétricas foram abordados. A gerente de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap), Annelise Alves, explica que a finalidade é promover a condução segura e reduzir riscos de acidentes envolvendo esse tipo de veículo.
“Os ciclomotores se tornaram uma alternativa de mobilidade rápida, barata e que não prejudica o meio-ambiente. No entanto, ainda há muitas dúvidas em relação às regras para sua condução. Nossa abordagem busca esclarecer esses pontos e reforçar a importância da segurança e da legalidade no uso desse tipo de veículo”, explicou Annelise.
O tema seja abordado em outros bairros para ampliar a disseminação de informações sobre o tema. “Trânsito seguro se faz seguindo os pilares de fiscalização, legislação, educação e infraestrutura adequada. No que cabe à Guarda de Vitória estamos trabalhando a fiscalização e educação para o trânsito. Contamos com a ajuda de toda a população para seguir as regras a fim de evitarmos acidentes”, completou Marcelo Paraguassu, gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito da Guarda de Vitória.
Maio Amarelo
A iniciativa também integra a programação da Campanha Maio Amarelo 2025 da Guarda Civil Municipal de Vitória que prevê diversas frentes de atuação. Durante o mês, serão realizadas 51 atividades ao todo, entre elas 28 blitze e 23 intervenções educativas. A intensificação das fiscalizações e o trabalho educativo são fundamentais para reduzir acidentes e proteger pessoas.
O objetivo é continuar a reduzir o número de mortes no trânsito, que já apresenta queda de 62% em 2025.
“O Maio Amarelo é um momento de mobilização e conscientização sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. A mudança de comportamento salva vidas, e é nisso que acreditamos. Em Vitória, estamos fortalecendo a educação, a fiscalização e a presença preventiva nas ruas pois nosso compromisso é com a vida. A queda no número de mortes no trânsito mostra que estamos no caminho certo, mas ainda há muito a fazer. Vamos seguir juntos por um trânsito mais humano, seguro e respeitoso para todos”, pontuou o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni.
Dicas para segurança no trânsito:
- se dirigir, não beba;
- respeite os limites de velocidade;
- mantenha distância segura;
- planeje sua viagem: saia de casa com antecedência para ter tranquilidade no percurso e evitar pressa;
- evite distrações: não use o celular enquanto dirige.