A Prefeitura de Vitória intensificou a fiscalização de trânsito na noite deste sábado (03) e madrugada deste domingo (04) com a realização da Operação Alcoolemia em Foco – Fiscalização pela Vida, Sem Álcool ao Volante. A ação integra a programação do Maio Amarelo da Prefeitura de Vitória, que teve início na noite do dia 30 de abril e seguirá com atividades ao longo de todo o mês. A campanha nacional busca mobilizar a sociedade para a construção de um trânsito mais seguro e consciente, com foco na responsabilidade compartilhada entre poder público e população.
A operação resultou em 155 abordagens em dois pontos estratégicos da cidade, com 21 autuações.
Antes de realizar as blitize, as equipes da Guarda Municipal e da fiscalização de trânsito se concentraram na base operacional da Guarda Civil Municipal – a antiga Fábrica 747 – onde receberam orientações e alinhamentos estratégicos para a ação. O briefing reforçou os objetivos da fiscalização, os protocolos de abordagem e os pontos de bloqueio previamente definidos.
Entre as infrações registradas, destacam-se casos de recusa ao teste do etilômetro, condução de veículo não licenciado, direção por condutor sem habilitação, uso de calçado inadequado para dirigir, permissão de condução a pessoa sem CNH e lotação excedente. A operação teve como foco coibir a condução de veículos sob efeito de álcool e reforçar o compromisso com a preservação de vidas nas vias da capital.
Os bloqueios do dia 3 ocorreram na Rua Procurador Antônio Benedicto Amancio Pereira, em Santa Helena, e na Avenida Alexandre Buaiz, na Ilha do Príncipe, nas imediações do Viaduto Gilson Félix. As abordagens contaram com o empenho de 21 agentes – entre agentes de trânsito e guardas municipais – distribuídos em nove viaturas.
Em Santa Helena, foram realizadas 89 abordagens e registradas 14 autuações, com os seguintes enquadramentos:
• Recusa ao teste do etilômetro
• Condução de veículo com CNH cassada
• Veículo não licenciado
• Direção com calçado que não se firma nos pés
Na barreira da Ilha do Príncipe, 66 condutores foram abordados, com sete autuações e três motoristas com resultado positivo para consumo de álcool. As infrações registradas foram:
• Recusa ao teste do etilômetro
• Veículo não licenciado (com remoção)
• Permitir condução a pessoa sem habilitação
• Lotação excedente no veículo
Durante as abordagens, foi utilizado o etilômetro passivo, tecnologia que permite triagem rápida e sem contato físico direto, garantindo mais agilidade e segurança na identificação de condutores sob influência de álcool.
Com a Operação Alcoolemia em Foco Maio Amarelo, Vitória reafirma seu compromisso com a valorização da vida e a segurança de todos que transitam pelas vias da cidade. As ações educativas e de fiscalização seguirão ao longo de todo o mês de maio.
Queda de 53% das mortes no trânsito
Vitória registrou uma expressiva redução de 53% no número de mortes no trânsito nos primeiros três meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo dados do Observatório de Segurança Pública, o número de óbitos caiu de 13, no primeiro trimestre de 2024, para 6 no mesmo período deste ano. 
Embora ainda lamente pelas vidas perdidas, ressaltando que cada uma delas é importante, esse resultado positivo é atribuído, em parte, à intensificação das ações de fiscalização e educação no trânsito, como a Operação Verão-Vix, realizada pela Guarda Civil Municipal de Vitória. Durante essa operação, mais de quatro mil condutores foram abordados em blitze realizadas de dezembro até o Carnaval, promovendo mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.