Um jovem, de 21 anos, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) com uma moto clonada, em Caratoíra, na noite desta quinta-feira (22).
O veículo foi identificado circulando pela capital com a ajuda da Central de Monitoramento (Ciom) e da Gerência de Inteligência da Guarda de Vitória. Logo, uma equipe de patrulhamento foi orientada a realizar a abordagem.
“Ao o abordarmos, descobrimos que a placa pertencia a outro veículo e que, portanto, se tratava de um clone. Ao questionarmos ao condutor como ele adquiriu a moto, nos informou que comprou num site de vendas e que, por isso, não possuía documentos”, descreveu o guarda municipal Baêta, da Equipe 12h.
Assim que a equipe identificou a motocicleta original, perceberam que ela havia sido furtada havia um ano, na Avenida Princesa Isabel, no Centro. O rapaz foi levado para a Delegacia Regional de Vitória para ser apresentado à autoridade competente. Já a motocicleta foi levada para um pátio autorizado de Cariacica.
Tecnologia
Na capital, a Guarda de Vitória tem trabalhando fortemente para evitar roubos e recuperar veículos. A comprovação disso é a expressiva diminuição de roubos de veículos, que caiu 36% em relação aos anos de 2023 e 2024.
A queda é um reflexo das ações estratégicas realizadas pela Guarda de Vitória, distribuídas por toda a cidade, com patrulhamentos diários e em pontos estratégicos, trabalhando na prevenção.
Além das equipes nas ruas, a corporação também conta com uma grande aliada: a tecnologia. A Central de Monitoramento possui 1.142 câmeras espalhadas por toda a capital, com guardas realizando o acompanhamento 24 horas e com uso de inteligência artificial. O recurso colabora com uma atuação mais rápida e precisa, ampliando a capacidade de atuação.
Outro pilar das políticas de segurança é a Gerência de Inteligência que realiza levantamentos de informações e trabalha em conjunto com as demais forças de segurança.
“Mas nada disso é possível se não tivermos todo o efetivo capacitado e apto a realizar o serviço de patrulhamento bem feito e pronto para realizar as funções que a área de segurança exige. É um trabalho árduo, mas que vem sendo feito com determinação pelas equipes”, pontua Dayse Barbosa, comandante da Guarda de Vitória, sobre a qualificação da tropa ser o terceiro pilar das ações de segurança na capital.