Linhares terá Passeio Ciclístico Inclusivo para celebrar Dia Mundial de Conscientização do Autismo neste sábado, dia 29

A concentração será às 7h30min na Praça Nestor Gomes, a Praça dos Correios, com direção ao Complexo de Esporte e Lazer do Interlagos

A concentração será às 7h30min na Praça Nestor Gomes, a Praça dos Correios, no centro da cidade, com direção ao Complexo de Esporte e Lazer do bairro Interlagos (foto).
Créditos: Secom/Felipe Reis.

No próximo sábado (29), Linhares será palco de um evento inclusivo e marcante: o Passeio Ciclístico Inclusivo em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, celebrado no dia 2 de abril. A concentração será às 7h30min na Praça Nestor Gomes, a Praça dos Correios, no centro da cidade, com direção ao Complexo de Esporte e Lazer do bairro Interlagos.

Promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Linhares (Amali), o evento visa promover um momento lúdico, interativo e informativo para combater o capacitismo e contribuir para a construção de uma sociedade mais harmônica e inclusiva. O passeio ciclístico tem o apoio da Prefeitura de Linhares e da Câmara Municipal de Vereadores.

O Passeio Ciclístico Inclusivo contará com a participação de representantes de entidades, profissionais de diversas áreas, pessoas com deficiência, pessoas autistas e a comunidade em geral.

“O evento não só celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, mas também destaca a importância de reconhecer e respeitar os direitos das pessoas com TEA na sociedade”, destaca Ingrid Honorato, presidente da Amali.

Ela ainda ressalta que o  Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela ONU, visa sensibilizar a população sobre o transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O evento também procura chamar a atenção da população para a legislação brasileira voltada para a proteção dos direitos das pessoas com autismo, como a Lei Berenice Piana nº 12.764/12, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Espectro Autista, e a Lei 13.977, conhecida como Lei Romeo Mion, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Notícias Relacionadas