mais de 1.500 corredores tomam ruas de Vitória – Prefeitura de Vitória

Jansen Lube

Corrida das Mulheres Praça do Papa

Jansen Lube

Corrida das Mulheres Praça do Papa

Na manhã deste domingo (23), Vitória foi palco de mais uma bela corrida de rua da prefeitura, a XII Corrida e Caminhada da Mulher foi um sucesso e reuniu 1.500 participantes. Com largada na Praça do Papa, às 6h30, o evento foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste mês de março. 

A corrida teve novos percursos, de 5km e 10km, com início na Praça do Papa em ambos os trajetos. Quem optou por percorrer 10km, o trajeto foi até o Centro de Vitória, próximo a praça Getúlio Vargas, e voltou ao local de partida. Já quem percorreu 5km, foi até a Beira-Mar, próximo ao INSS, e retornou à Praça do Papa. 

Acompanhado da esposa, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, percorreu o trajeto de 5 km. Apesar do cansaço, a vibração e a alegria ao cruzar a linha de chegada foram maiores. “O mês de março é especial, e a Corrida das Mulheres representa integração, proteção, responsabilidade e promoção da saúde. Hoje tivemos uma grande corrida em Vitória, que já faz parte do nosso calendário esportivo e, certamente, contribuirá para unir capixabas, turistas e visitantes, mostrando o nosso potencial. Além disso, reforça a responsabilidade no respeito às mulheres e na formalização de políticas públicas de proteção”, destacou Pazolini.

Realizada pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), a corrida teve o objetivo de mobilizar os participantes e promover um momento de reflexão sobre a desigualdade de gênero, difusão da luta das mulheres pela promoção dos seus direitos e estímulo para uma vida saudável por meio da prática do esporte.  

Foi com esse propósito que o projeto social Mulheres em Forma foi criado há um ano e meio. O objetivo é acolher mulheres que enfrentam ansiedade, sobrepeso, obesidade ou que estão em situação de vulnerabilidade. Atualmente, o projeto atende 250 mulheres, que participam de corridas em grupo, tanto dentro quanto fora do estado. A iniciativa proporciona a essas mulheres, muitas vezes limitadas ao ambiente doméstico, a oportunidade de vivenciar experiências além de suas rotinas.

Durante a Corrida e Caminhada das Mulheres, 40 participantes do projeto marcaram presença no evento.”Através da corrida, promovemos a inclusão e a ressocialização das mulheres, as ajudando a conquistar mais liberdade e autoestima, mostrando que são capazes de muito mais do que acreditam. A corrida tem sido uma grande impulsionadora desse processo, pois é uma das ferramentas que utilizamos para acolhê-las”, explicou Raly Câmara.

Esporte e Vitalidade

O cronômetro marcava 17 minutos e 39 segundos quando o primeiro corredor cruzou a linha de chegada. A partir desse momento, 1.499 sonhos, histórias e conquistas passaram pelo local, encerrando o percurso com a presença de adultos, jovens, crianças e idosos.

Entre os participantes estava Zilca Vieira, de 85 anos, moradora do bairro Santo Antônio. Ela encontrou na prática esportiva e cultural a vitalidade e o remédio que muitos medicamentos não conseguem proporcionar. Com a medalha no peito, Zilca contou com orgulho as atividades que pratica: “Corrida, musculação, dança sênior e teatro. Foi através do esporte que fui curada. Eu não falava, nasci com deficiência e passei um tempo sem poder andar, 29 anos com aparelho na perna. Minha fé e meu esforço me trouxeram até aqui hoje”, contou.

Um grupo de mulheres animadas se destacava na dispersão, dançando e cantando paródias com muita energia. Elas fazem parte do grupo Mulheres #SemLimites. Entre elas estava Luciente, que compartilhou como essa alegria surgiu após enfrentar um momento difícil em sua vida. “Encontrei mulheres dispostas e animadas após passar por um momento delicado. Hoje, onde tem corrida, nós vamos e levamos nossa alegria. É muito bom ver investimento público nas corridas, com uma organização de ponta. Só tenho a agradecer e esperar pelas próximas edições”, disse Luciente com entusiasmo.

Com clássicos do MPB, samba e Rock a Banda da Guarda fez a alegria dos corredores. Além da música, os participantes puderam relaxar no stand de massagem.

Jansen Lube

Corrida das Mulheres Praça do Papa

Jansen Lube

Corrida das Mulheres Praça do Papa

Notícias Relacionadas

Domingo de Páscoa no Brasil

Domingo de Páscoa no Brasil: um dia de fé, união e sabor Neste domingo, 20 de abril de 2025, o Brasil celebra o Domingo de