Operação Verde-Amarelo: mais de 160 motoristas são abordados em fiscalização da Guarda de Vitória
Muita gente gosta de assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2026 em bares, restaurantes ou na casa de amigos. E por que não com uma cervejinha? O problema é assumir a direção do veículo depois dos 90 minutos de partida.
Para inibir esse comportamento, a Guarda Civil Municipal de Vitória tem realizado a Operação Verde-Amarelo em diferentes pontos da capital, com o objetivo de evitar que motoristas insistam na prática perigosa de beber e dirigir.
Só na noite de quarta-feira (24), 164 condutores foram abordados na Avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto. Desses, 15 foram multados por se recusarem a realizar o teste do bafômetro.
“Vale lembrar que a recusa ao teste também é uma infração, com multa de R$2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, por se tratar de infração gravíssima. Além disso, o motorista precisa apresentar um condutor habilitado para retirar o veículo do ponto de bloqueio. Caso contrário, o carro poderá ser removido ao pátio”, detalha o Inspetor Gonçalves que esteve à frente da blitz desta quarta-feira.
Além dos 15 autos de infração por recusa à realização do teste do etilômetro, a fiscalização identificou um condutor sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dois com a habilitação vencida e três veículos com o licenciamento em atraso.
Brasil em campo
Esta foi a terceira Operação Verde-Amarelo realizada pela Guarda de Vitória. O gerente interino da Gerência de Trânsito da corporação, Fagner Pinheiro, explica que as fiscalizações fazem parte do planejamento da instituição diante da grande movimentação de pessoas motivada pelos jogos.
“É quase cultural para o brasileiro se reunir para assistir aos jogos e consumir bebida alcoólica nesses momentos de confraternização. O que nos preocupa é quando a pessoa assume a direção de uma motocicleta ou de um carro depois disso. O álcool afeta diretamente o tempo de reação de qualquer indivíduo e, no trânsito, milésimos de segundo podem ser determinantes para causar um acidente. A fiscalização tem justamente o objetivo de evitar que esses acidentes aconteçam e terminem em tragédias”, enfatiza Pinheiro.
A Guarda de Vitória destaca que as ações de fiscalização têm contribuído para a segurança viária na capital. Somente neste ano, foram realizadas 183 blitze entre janeiro e maio, período em que também foi registrada redução de 19% nas mortes no trânsito.
“O objetivo de todos é salvar vidas no trânsito. A Guarda de Vitória tem a função de fiscalizar, mas também é responsabilidade do condutor respeitar as regras de trânsito”, completa o gerente interino.





