Mais de 700 motoristas passaram por testes de bafômetros, no último final de semana, em Vitória. As abordagens foram realizadas durante as blitze da Guarda Civil Municipal (GCMV) de Vitória, entre sexta-feira (9) à noite e domingo à noite (11).
As chamadas Operações Balada Segura foram realizadas em pontos e horários diferentes da cidade. Segundo o gerente de Operações e Fiscalizações do Trânsito (Goft), Marcelo Paraguassu, a realização de blitze de combate à alcoolemia, especialmente aos fins de semana, é uma medida essencial para a preservação de vidas.
“Esse é o período em que há maior incidência de condutores sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas, o que representa um risco elevado para todos os usuários das vias. As ações de fiscalização da Guarda não têm caráter apenas punitivo, mas preventivo. Quando um motorista embriagado é retirado de circulação, estamos, na prática, evitando tragédias. É um trabalho silencioso, mas que salva vidas diariamente”, descreveu Paraguassu.
Ao todo, foram realizados 742 testes de bafômetros, que deram negativos. Mas teve motorista que se recusou – 21 no total -, e foi notificado. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a recusa é uma infração gravíssima, com perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nesse tipo de situação, a multa aplicada é no valor de R$2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo.
No saldo das blitze, seis carros também foram removidos para pátio autorizado e houve 95 notificações aplicadas.
Maio Amarelo
Esse aumento das fiscalizações fazem parte da programação do Maio Amarelo 2025 da Guarda de Vitória. Durante o mês da campanha, serão realizadas 51 atividades, entre elas 28 blitze e 23 intervenções educativas. A intensificação das fiscalizações e o trabalho educativo são fundamentais para reduzir acidentes e proteger pessoas.
O objetivo é continuar a reduzir o número de mortes no trânsito, que já apresenta queda de 62% em 2025. “O Maio Amarelo é um momento de mobilização e conscientização sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. A mudança de comportamento salva vidas, e é nisso que acreditamos. Em Vitória, estamos fortalecendo a educação, a fiscalização e a presença preventiva nas ruas, porque nosso compromisso é com a vida. A queda no número de mortes no trânsito mostra que estamos no caminho certo, mas ainda há muito a fazer. Vamos seguir juntos por um trânsito mais humano, seguro e respeitoso para todos”, pontuou o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni.
Confira dicas para manter a segurança no trânsito:
- respeite os limites de velocidade
- mantenha distância segura
- planeje sua viagem: saia de casa com antecedência para ter tranquilidade no
percurso e evitar pressa - evite distrações: não use o celular enquanto dirige
- se beber, não dirija