Um motoqueiro, de 37 anos, foi detido por uma equipe da Guarda Civil Municipal de Vitória, na tarde desta sexta-feira (4), em Jabour. Ele estava com uma motocicleta clonada e foi flagrado pela Central de Monitoramento.
A motocicleta foi visualizada circulando pela Avenida Fernando Ferrari logo as equipes do patrulhamento foram informadas pelos operadores da Central de Monitoramento sobre a localização do veículo e respectivas características.
“Seguimos com as orientações e logo conseguimos fazer a abordagem de forma rápida e precisa, sem chances de oferecer resistência. Ele alegou que o veículo havia sido comprado de boa fé pelo sobrinho, fato que somente a polícia judiciária poderá confermar ou não”, observou o guarda Antunes, da Equipe 12h da Guarda de Vitória.
A placa era de outra motocicleta e de modelo diferente. O veículo original estava circulando em Cachoeiro de Itapemirim. Já a moto apreendida teve os sinais identificadores adulterados, por isso foi recolhida e deverá passar por perícia para que seja identificada e verificada a origem.
O condutor já possui passagem por agressão contra mulher. Por estar com um veículo adulterado, o suspeito foi conduzido pelos guardas para a Delegacia Regional de Vitória.
TECNOLOGIA
Na capital, a Guarda de Vitória tem trabalhando fortemente para evitar roubos e recuperar veículos. A comprovação disso é a expressiva diminuição de roubos de veículos, que caiu 36% em relação aos anos de 2023 e 2024.
A queda é um reflexo das ações estratégicas realizadas pela Guarda Civil Municipal de Vitória, distribuídas por toda a Capital, com patrulhamentos diários e em pontos estratégicos, trabalhando na prevenção.
Além das equipes nas ruas, a corporação também conta com uma grande aliada: a tecnologia. A Central de Monitoramento possui 1138 câmeras espalhadas por toda a capital, com guardas realizando a vigilância 24 horas. O recurso colabora com uma atuação mais rápida e precisa, ampliando a capacidade de atuação.
Outro pilar das políticas de segurança é a Gerência de Inteligência que realiza levantamentos de informações e trabalha em conjunto com as demais forças de segurança.
“Mas nada disso é possível se não tivermos todo o efetivo capacitado e apto a realizar o serviço de patrulhamento bem feito e pronto para realizar as funções que a área de segurança exige. É um trabalho árduo, mas que vem sendo feito com determinação pelas equipes”, pontua Dayse Barbosa, comandante da Guarda de Vitória, sobre a qualificação da tropa ser o terceiro pilar das ações de segurança na Capital.