Ordem de serviço para obra da primeira UPA de Vitória foi assinada neste sábado (5)

Leonardo Silveira

Ordem de Serviço para Construção da Primeira UPA de Vitória

Vitória vai ganhar sua primeira Unidade de Pronto Atendimento. A assinatura da ordem de serviço ocorreu na manhã deste sábado (05), marcando o início da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Forte São João. Com um investimento de R$ 24 milhões, a obra terá um prazo de 540 dias para ser concluída.

A nova UPA será construída em um terreno localizado na Avenida Vitória, esquina com a Rua Desembargador José Vicente, no bairro Forte São João. O equipamento será de suporte nível 3, o mais alto e complexo para esse tipo de unidade, e contará com dois pavimentos, rampas de acessibilidade, elevadores para macas e uma estrutura completa para atendimento de urgência e emergência.

Com funcionamento 24 horas, a unidade oferecerá atendimento a pacientes com quadros clínicos agudos ou agravados, além de prestar assistência inicial em casos cirúrgicos e de trauma, até a possível transferência para outros serviços hospitalares. Para isso, contará com uma equipe multiprofissional composta por médicos clínicos, pediatras, cirurgiões, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, auxiliares de laboratório e de farmácia, entre outros profissionais.

O projeto da UPA prevê 10 consultórios, 35 leitos para observação, espaços para medicação, inalação, curativos, pequenas cirurgias e atendimentos odontológicos, além de salas específicas para vacina, eletrocardiograma, raio-X e emergências.

Além da modernidade, a unidade terá foco na sustentabilidade, com gerador de energia, sistema de ar-condicionado VRF, brises para controle térmico e um sistema de reaproveitamento da água da chuva para irrigação dos jardins internos e externos.

A assinatura da ordem de serviço foi marcada por uma solenidade animada e muito emocionante. “A saúde de Vitória está em uma posição de destaque no Brasil e no mundo. Com a UPA, o desafio foi construir um projeto único no país, a partir do diálogo com a população. Vamos deixar de ser a única capital do país a não ter uma UPA para atender as pessoas. Esta mudança que estamos realizando na manhã deste sábado, assim como temos feito por toda a capital. Este é o início da realização de um sonho que está se concretizando”, comemora o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, fala da importância de cuidar das pessoas. “Em momentos como este, em que podemos perceber como mudamos a vida dos cidadãos, eu ganho o que tem sido renovador todos os dias: o carinho, o respeito e ver a vida das pessoas sendo transformada.”

“Vitória é a capital de todos os capixabas e tem sido um exemplo para o Estado e para o Brasil, se tornando uma referência na área de gestão e saúde pública”, comenta o secretário de Governo, Erick Musso.

“O projeto da UPA foi pensado exclusivamente para atender às necessidades do cidadão de Vitória. Vamos oferecer o nível máximo de atendimento para uma Unidade de Pronto Atendimento. É um trabalho que vai fazer história na capital”, afirma o secretário de Obras, Gustavo Perin.

Leonardo Silveira

Ordem de Serviço para Construção da Primeira UPA de Vitória

A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, fala sobre a importância da construção da UPA em nossa cidade. “Cuidar das pessoas é a nossa prioridade! E essa obra representa um grande avanço no fortalecimento da saúde, oferecendo mais estrutura e recursos para atender às necessidades da população. Estamos fazendo uma revolução na saúde em Vitória, com a implementação de projetos inovadores e eficientes que estão transformando a forma como a saúde é oferecida à população. A primeira UPA terá 10 consultórios e 35 leitos para pacientes em observação. Com isso, a capacidade de atendimento será triplicada, passando de 120 mil atendimentos/ano para 345 mil atendimentos por ano.”

O vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, Leonardo Monjardim, parabeniza pelo evento. “Quando vemos uma obra desta magnitude e que vai atender a tanta gente, vemos que estamos cuidando das pessoas.”

Notícias Relacionadas