Parque da Fonte Grande é o cenário escolhido para uma importante ação formativa voltada à educação ambiental. Neste sábado (5), ele recebe o projeto Laboratório Vivo, desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vila Velha.
O encontro, promovido pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) do parque, ocorrecerá das 8h às 13h, e reunirá aproximadamente 50 participantes e contará com a participação de representantes das áreas da saúde, meio ambiente e sociedade civil.
A proposta é fomentar o diálogo entre diferentes saberes e promover a formação de ecoeducadores a partir da vivência direta com o território. “Esse Laboratório Vivo será o ponto de partida para a formação ‘Onde estamos? Sol, terra e território vivido’, que visa conectar os participantes ao espaço geográfico em que estão inseridos”, explica a coordenadora do projeto e professora do Ifes, Graça Lobino.
Formação em diálogo com o território
A equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental contribuirá com reflexões sobre a produção do espaço geográfico da Região Metropolitana da Grande Vitória, abordando também a importância das unidades de conservação, como é o caso do Parque da Fonte Grande.
A programação inclui trilhas interpretativas e visitas aos mirantes, permitindo aos participantes compreenderem o valor ecológico e simbólico da Mata Atlântica de encosta presente no parque. Elementos como nascentes, cursos d’água e paisagens observadas dos mirantes serão base para discussões sobre a responsabilidade coletiva na preservação ambiental.
“É fundamental aproximar universidades e institutos federais de espaços como a Fonte Grande. Essa conexão amplia o debate sobre questões socioambientais e fortalece o compartilhamento de conhecimento com diferentes grupos sociais, gerando ações concretas em defesa da vida e do meio ambiente”, destaca Juliana Sardinha, gerente de Educação Ambiental da Semmam.
Educação ambiental como ferramenta de transformação
As atividades fazem parte do projeto Mata Atlântica, Floresta que Ensina, desenvolvido pelo CEA Fonte Grande, que oferece um cardápio de itinerários educativos para todas as idades, com foco na valorização da biodiversidade e na formação cidadã.
Saiba mais
Instituições de ensino, comunidades ou grupos interessados em desenvolver projetos de educação ambiental ou agendar visitas aos Centros de Educação Ambiental (CEAs) da capital podem entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental da Semmam pelo telefone (27) 98154-0185 ou acessar o Portal Interativo IntErAgeVIX.