Parque Gruta da Onça inspira vivência sensorial de estudantes da Fames – Prefeitura de Vitória

Leonardo Silveira

Inauguração do Parque Municipal Gruta da Onça

Na manhã desta quinta-feira (15), o Parque Natural Municipal Gruta da Onça foi palco de uma experiência única para 15 estudantes do curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames). A visita formativa integrou música, arte e ecologia, criando conexões entre paisagem sonora, memória afetiva e pertencimento ambiental.

Sob orientação do professor Murilo F. V. Arruda, na disciplina “Laboratório de Vivências Didáticas”, os alunos foram convidados a explorar as paisagens sonoras da floresta – ouvindo o murmúrio das águas, o canto dos pássaros e o silêncio vivo do ambiente. A vivência teve como foco o conceito de ecologia sonora e sensações provocadas pelo microclima da Mata Atlântica, em pleno centro urbano.

O encontro foi mediado pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) Gruta da Onça, vinculado à Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que promoveu reflexões sobre a relação entre o ser humano e o ambiente em que vive. A proposta foi ampliar o olhar dos participantes para além da contempl0ação estética da natureza – reforçando sua dimensão como espaço de pertencimento, memória e inspiração criativa.

Além da escuta sensível, os estudantes também tiveram contato com os aspectos históricos e culturais do Parque, localizado no Maciço Central de Vitória — um dos mais relevantes fragmentos de Mata Atlântica da cidade.

A parceria entre a Fames e o CEA Gruta da Onça deve render novos frutos: o professor Murilo Arruda sinalizou a intenção de desenvolver projetos integrando música e meio ambiente, por meio de ações e intervenções futuras que potencializem a educação sensível e transformadora.

A agenda e as ações dos Centros de Educação Ambiental da capital podem ser acessadas pelo portal InterageVix, que reúne iniciativas abertas a escolas, comunidades e demais grupos sociais interessados em fortalecer a cultura da sustentabilidade nos territórios de Vitória.

Notícias Relacionadas