Parque Gruta da Onça Vira sala de aula

 

Neste sábado (24), o Parque Municipal Gruta da Onça, localizado no Centro Histórico de Vitória, se transformará em em um espaço de aprendizado e encantamento. Das 9h às 12h, o local será palco de uma aula de campo aberta, unindo natureza, cultura e educação ambiental em um único percurso repleto de significado.

A atividade será realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) da Gruta da Onça, e conta com a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos de Educação Ambiental (Nipeea), o grupo de pesquisa Território de Aprendizagens Autopoiéticas/CNPq e o projeto Narradores da Maré (Proex/Ufes).

Os alunos da disciplina “Educação Ambiental e Formação de Professores” da Ufes, serão conduzidos pelo Educador Ambiental e Geógrafo Idelvon Poubel em conjunto à equipe do parque, a uma experiência educativa que ultrapassa os limites da sala de aula tradicional.

A atividade integra ensino, extensão e pesquisa, fortalecendo o compromisso da universidade e da gestão pública com a formação crítica e territorializada.

Mais do que uma aula, a atividade é um convite à escuta, à presença e ao reencontro com natureza. Um momento para se inspirar, refletir e perceber que, no coração urbano de Vitória, também florescem histórias, saberes e novas formas de viver.

Leonardo Silveira

Inauguração do Parque Municipal Gruta da Onça
Centro de Educação Ambiental do Parque Municipal Gruta da Onça (ampliar)

As atividades pensadas pelo CEA têm como objetivo promover reflexões sobre a relação entre o ser humano e o ambiente em que vive. A proposta é de ampliar o olhar dos participantes para além da contemplação estética da natureza – reforçando sua dimensão como espaço de pertencimento, memória e inspiração criativa.

Além da escuta sensível, os participantes terão a oportunidade de  contato com os aspectos históricos e culturais do Parque, localizado no Maciço Central de Vitória – um dos mais relevantes fragmentos de Mata Atlântica da cidade.

A agenda e as ações dos Centros de Educação Ambiental da capital podem ser acessadas pelo portal InterageVix, que reúne iniciativas abertas a escolas, comunidades e demais grupos sociais interessados em fortalecer a cultura da sustentabilidade nos territórios de Vitória.

Notícias Relacionadas