PMV apresenta projeto para ressignificação da região do Parque Moscoso – Prefeitura de Vitória

Jansen Lube

Apresentação do Plano Estratégico do Centro
Cris Samorini fez apresentação de mais uma etapa do Plano Estratégico de Conservação Integrada e Planejamento para a Área Central de Vitória

Um projeto que vai gerar novas oportunidades e valorizar o potencial na região do entorno do Parque Moscoso. Na noite desta quinta-feira (3), a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) apresentou mais uma etapa do Plano Estratégico de Conservação Integrada e Planejamento para a Área Central de Vitória, parte integrante do Programa Vitória Sustentável de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã.

Moradores, lideranças e gestores estiveram na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória e puderam conhecer o projeto piloto para a área do entorno do Parque Moscoso. Após todo o processo de diálogo com a comunidade e adequações conforme seus anseios, as intervenções serão contratadas e executadas pelo município.

A apresentação foi realizada pela vice-prefeita e titular da Sedec, Cris Samorini, e sua equipe técnica e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Anderson Goggi, dos vereadores Pedro Trés, Professor Jocelino e Ana Paula Costa, além dos secretários de Cultura e Gestão e Planejamento, Edu Henning e Regis Mattos, respectivamente.

“O compromisso da Prefeitura de Vitória é impulsionar o desenvolvimento dessa região, promovendo melhorias na qualidade de vida de moradores, trabalhadores e visitantes por meio de ações planejadas e da construção coletiva de soluções urbanas. Demos um novo olhar para o Centro, implementando um conjunto de mudanças significativas e ressignificando a região. Vamos desenvolver esse projeto em conjunto com a comunidade, sempre valorizando o potencial que o local tem para novas oportunidades”, destacou Cris Samorini.

O presidente da CDL Vitória, Rogério Alcântara, destacou a parceria da entidade com a administração municipal para o desenvolvimento da região. “As ações implementadas têm facilitado a vida dos empresários e empreendedores, promovendo fomento de novos negócios, habitabilidade e geração de um ambiente propício para circulação das pessoas”.

A iniciativa está inserida no contexto mais amplo do Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória, concebido no âmbito da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Jansen Lube

Apresentação do Plano Estratégico do Centro
Moradores presentes no auditório da CDL puderam conhecer o projeto piloto para a área do entorno do Parque Moscoso.

Plano Estratégico

O principal objetivo do plano é promover o desenvolvimento ordenado da área central da cidade, potencializando suas características e oportunidades. Esse processo será conduzido de forma integrada com a dinâmica socioeconômica municipal e metropolitana, respeitando os valores históricos, culturais, paisagísticos e ambientais, bem como a infraestrutura existente. Importante destacar a importância da participação ativa da sociedade e dos agentes locais para o sucesso desse trabalho.

A área de abrangência do plano contempla 14 bairros da região central: Ariovaldo Favalessa, Caratoíra, Centro, Fonte Grande, Forte São João, Ilha do Príncipe, Do Cabral, Do Moscoso, Do Quadro, Mário Cypreste, Parque Moscoso, Piedade, Santa Clara e Vila Rubim.

O projeto prevê a criação de 25 novos lotes na região e tem as seguintes intervenções:
– sistema viário (ampliar calçadas, travessias elevadas e ciclovias)
– novos pavimentos
– paisagismo (criar ambientes agradáveis com sombras e áreas de descanso)
– nova iluminação para pedestres e veículos
– mobiliário urbano, com bancos, mesas, balizadores, abrigos de ônibus e estação Bike Vitória
– infraestrutura, com jardins de chuva e ampliação da arborização.

Investimentos e entregas no Centro

Na área central, os projetos em andamento são Cidade do Samba, Cais do Hidroavião e orla da Beira-Mar. Na porção leste, os projetos urbanísticos para o programa se ocupam com a requalificação dos espaços públicas já existentes, como a Curva da Jurema.

No programa “Requalificação da Área Central”, a ideia é recuperar sua importância como local para viver e investir. Além dos projetos concluídos, como Mercado da Capixaba, Residencial Santa Cecília, Mucane e Viaduto Caramuru, estão em andamento a reforma da Praça Getúlio Vargas, o Mirante do Porto e o restauro das escadarias de acesso à Cidade Alta. Ainda terão início as obras de requalificação das ruas Sete e Gama Rosa e a modernização da área do Mercado da Vila Rubim e Ponte Seca.

Desde o início da gestão até o momento, foram investidos apenas na região central o valor de R$ 77 milhões.

Em suporte às intervenções urbanas, a requalificação da área Central trouxe a publicação da Lei do Retrofit, que se destaca como uma iniciativa que promove transformações notáveis na cidade. É dedicado à reabilitação de edifícios existentes e visa estimular o desenvolvimento econômico e preservar o patrimônio histórico, cultural e turístico da região.

Desde a publicação da Lei do Retrofit, em outubro de 2022, seguida pelo Decreto de regulamentação em junho de 2023, até março de 2025, um total de 39 edificações foram qualificadas para receber os benefícios fiscais. Isso representa um conjunto de 1.656 unidades imobiliárias, entre residências e estabelecimentos comerciais.

Notícias Relacionadas