Em Vitória o esporte acontece! E a manhã deste sábado (24) foi marcada por muita prática esportiva em Itararé. A 11ª edição do projeto Esporte por Vitória tomou conta da Pracinha de Itararé, localizada na Rua das Palmeiras.
Realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp), o evento transformou o espaço público em um ambiente de vivência esportiva, lazer e integração comunitária.
O território de Itararé é conhecido por sua ótima localização, comércio ativo e forte incentivo ao esporte, o que torna o bairro um cenário ideal para investimentos e incentivos públicos, como a realização do projeto. A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a prática esportiva em diferentes bairros da cidade, promovendo saúde, lazer e uma ocupação urbana mais saudável.
Futebol Society, basquete 3×3, tênis de mesa, Totó, futmesa Xadrez, foram as modalidades ofertadas nesta edição. Foi uma manhã inteira de atividades esportivas e recreativas. As ações foram conduzidas pela equipe de profissionais da Semesp e também por atletas, tudo ao ar livre e aberto ao público, de forma gratuita.
A emoção tomou conta de dentro e fora das quadras. Todas as modalidades contaram com torcida de amigos e familiares, que vibravam nos bastidores. No campeonato de basquete 3×3 não foi diferente. Emilly, irmã da competidora Emanuelly, comentou da importância de estar presente em projetos como esse. “Sempre que possível acompanhamos ela, para incentivar e torcer muito. Sabemos da importância de ter a família por perto nesses momentos. Hoje, nos juntamos com outras pessoas e formamos uma grande torcida.”
O secretário de Esportes, Rodrigo Ronchi, ao lado de professores, lideranças comunitárias e moradores, destacou a importância de levar o projeto aos espaços públicos das comunidades.
“Temos três pilares básicos: atividade física, prática esportiva e ocupação dos espaços públicos. A missão desta gestão é justamente estimular essa ocupação com cidadania e qualificação, levando também modalidades menos conhecidas à população. Já levamos, em outras edições, o pickleball, basquete 3×3, xadrez, hóquei, patinação, entre outros, democratizando o acesso ao esporte em Vitória”, afirmou Ronchi.
Ao final das competições, troféus e medalhas foram entregues aos participantes, comemorando o espírito esportivo e simbolizando os valores que o esporte representa. Assim se encerrou mais uma edição do projeto, na capital que está entre as que mais praticam esporte no Brasil.