A Prefeitura de Cachoeiro está atenta às discussões sobre os novos desafios que as mudanças climáticas podem trazer para as gestões municipais. Na quarta (21), servidores participaram de uma oficina para revisão e atualização do Roteiro Metodológico do Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM), promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A oficina, conduzida pela empresa DPG Consultoria e Sustentabilidade, contratada pelo MMA, proporcionou um espaço importante para o levantamento de dados locais, análise de vulnerabilidades e potencialidades ambientais e urbanísticas do município, além de promover o intercâmbio de experiências entre os participantes.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Rogério Ribeiro, e o coordenador executivo da Defesa Civil, João Antônio Daroz, participaram da iniciativa, com foco no fortalecimento das políticas públicas municipais frente as novas demandas.
O secretário defende que o engajamento nas ações reforça o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de planejamento urbano e gestão ambiental. “Tais iniciativas são extremamente relevantes para a construção de cidades mais sustentáveis, resilientes e alinhadas às diretrizes nacionais de enfrentamento às mudanças climáticas”, afirmou.
Cidades Resilientes
O evento integra as ações do Programa Cidades Verdes Resilientes, cujo objetivo é fortalecer a resiliência climática dos municípios, promover mecanismos de proteção das Áreas de Preservação Permanente Urbanas (APPs Urbanas), incentivar a adoção de soluções baseadas na natureza (SbN) em áreas urbanas, apoiar o aprimoramento do planejamento urbano municipal e incorporar a análise de riscos, vulnerabilidades e potencialidades nos planos e programas municipais já existentes.
Linha fina: Capacitação foca na implementação de ações sustentáveis na área de gestão ambiental