O órgão de defesa do consumidor de Cachoeiro – Procon faz uma alerta aos consumidores sobre o aumento de golpes envolvendo o uso de perfis falsos de influenciadores e celebridades nas redes sociais. Os golpitas utilizam tecnologias avançadas como a Inteligência Artificial (IA) e têm como objetivo divulgar falsas campanhas promocionais de empresas conhecidas, prometendo brindes e produtos em troca da resposta a uma pesquisa, solicitando apenas o pagamento do frete.
Além do prejuízo financeiro, as vítimas desses golpes também enfrentam o risco de ter seus dados pessoais coletados por criminosos, que podem usá-los para atividades ilegais. Nesses golpes, os criminosos utilizaram a IA para imitar a voz de influenciadores e atores, enganando os consumidores ao fazer parecer que poderiam adquirir dez garrafas de vinho pelo preço de uma única unidade, apenas respondendo a uma pesquisa on-line.
De acordo com o coordenador executivo de defesa do consumidor, Fabiano Pimentel, com o avanço das tecnologias e das redes sociais, os golpistas têm se tornado mais sofisticados, utilizando perfis falsos e a Inteligência Artificial para enganar os consumidores. “É importante estar atento a ofertas suspeitas e verificar a autenticidade de perfis e promoções antes de qualquer transação”, acrescentou.
Como evitar golpes pela internet
Verifique o canal oficial: Certifique-se de que a oferta está sendo divulgada pelo canal oficial da empresa ou do influenciador.
Número de seguidores e verificação: Verifique se a página tem um número expressivo de seguidores e se possui o símbolo de verificação (selo azul).
Histórico de associação: Cheque se o influenciador já esteve associado à marca anteriormente.
Comentários e reclamações: Analise os comentários na página do influenciador para verificar se há relatos de fraudes.
Desconfie de perfis suspeitos: Perfis sem fotos ou com poucas postagens podem ser indicativos de falsidade.
Transferências diretas: Nunca envie dinheiro diretamente para a conta de um influenciador; empresas legítimas não solicitam isso.
Erros de escrita: Mensagens com erros gramaticais ou ortográficos são sinais comuns de golpes.
Solicitação de dados: Empresas sérias não pedem dados pessoais, bancários ou números de telefone para participação em promoções.
Confirmação de promoções: Confirme sempre as promoções no site oficial ou aplicativos da empresa.
Publicações oficiais: Quando uma empresa toma conhecimento de golpes em seu nome, ela costuma publicar alertas em seus canais oficiais.
Desconfie de ofertas exageradas: Ofertas com vantagens excessivas geralmente são falsas.
Modalidade de pagamento: Prefira pagar com cartão em vez de Pix, pois o cartão oferece mais segurança.
Outros golpes
Outro golpe que tem aumentado se refere às promoções com preços muito abaixo do valor de mercado. Esse tipo de golpe é muito comum porque faz a vítima se interessar já que o preço é muito ‘sedutor’. Para as ofertas muito tentadoras por email, uma forma de se precaver é, em vez de clicar em links, digitar o endereço da loja no navegador de internet.
Para pagamento com Pix, o consumidor deve fazer a transferência dentro do ambiente da loja virtual confiável. Se a empresa fornecer um QRCode, confira com atenção todos os dados para confirmar a identidade da loja.
Quando a transação é concluída com boleto, o cliente deve verificar o nome da empresa que aparece no documento, no aplicativo ou site do banco. Desconfie se o nome for diferente da loja onde a compra foi feita. Outra dica é ficar atento a pedido de pagamento imediato para que a oferta seja mantida. Não clique em links que foram enviados por e-mail ou em mensagens de WhatsApp e outros aplicativos de conversa. Se puder, prefira usar o cartão virtual para compras na internet
Já nas compras em redes sociais, é importante conferir se a página tem selo de verificação, número de seguidores compatíveis e comentários de outros consumidores. Não se deve usar computadores públicos ou de desconhecidos para fazer compras e inserir dados bancários. Também não deixe senhas anotadas no papel com acesso de outras pessoas ou em um dispositivo eletrônico.
Quem compra em lojas físicas deve ficar alerta para não entregar o cartão para outra pessoa. “Prefira você mesmo passar o cartão na maquininha. Confira o valor da compra antes de digitar e confirmar a senha e, caso tenha dado o cartão ao vendedor, após terminar a compra, verifique se o cartão é mesmo o seu”, recomenda Fabiano.
O que fazer se cair em um golpe na internet?
O Procon orienta sobre as seguintes providências em casos de golpes:
Informe o banco: Entre em contato com sua instituição financeira para relatar a fraude e tomar medidas de proteção, como o bloqueio de cartões ou contas.
Altere senhas: Troque as senhas de todas as suas contas online, principalmente as que podem estar associadas ao golpe.
Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.): Procure a delegacia mais próxima ou utilize o serviço de Boletim Eletrônico de Ocorrência disponível no site da Polícia Civil.
Monitore suas contas: Fique atento a qualquer atividade suspeita em suas contas bancárias e de crédito.
Divulgue o golpe: Informe amigos e familiares sobre o golpe para que eles não sejam vítimas também – talvez seja o momento de dar oportunidade ao pequeno empreendedor. Produtos artesanais se mostram uma boa escolha para consumidores que procuram produtos saudáveis, orgânicos, sem glúten, lactose e conservantes. Além disso, é uma maneira de movimentar a economia local.