A cidade de Vitória segue inovando na educação ambiental ao transformar seus educadores em multiplicadores do cuidado com o mar e as praias. Nesta semana, cerca de 50 professores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lídia Rocha Feitosa participaram de uma imersão formativa na Praça da Ciência, com foco nos ecossistemas marinho e praial. A ação integra o Projeto Praia Limpa e reforça o compromisso da capital com práticas pedagógicas alinhadas à sustentabilidade.
Durante a formação, os profissionais ampliaram seus conhecimentos sobre os ecossistemas costeiros – como a restinga, a fauna e a flora nativas – e os impactos provocados pela ação humana. A balneabilidade das praias de Vitória também foi discutida, com explicações sobre como são feitas as análises laboratoriais semanais que definem se uma praia está própria ou imprópria para banho.
A bióloga Andressa Fernandes, do Centro de Educação Ambiental Pedra da Cebola e facilitadora da formação, destacou a vocação natural de Vitória para a educação ambiental: “Nossa cidade é um laboratório vivo, com infinitas possibilidades de aprendizado e intervenção. Esse contato direto com o ambiente fortalece os projetos ambientais das unidades escolares e gera impacto real nas práticas pedagógicas.”
A atividade proporcionou aos professores uma experiência sensorial e interativa fora do espaço escolar, com rodas de conversa, exibição de vídeos e compartilhamento de experiências. Agora, os conhecimentos adquiridos serão multiplicados em sala de aula, por meio de atividades educativas com as crianças do Cmei.
A iniciativa reafirma a importância de cultivar, desde cedo, uma consciência ecológica. O Projeto Praia Limpa visa justamente isso: aproximar a comunidade dos espaços naturais, despertando o sentimento de pertencimento, respeito e preservação.