A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, localizada no Centro de Vitória, tem sido palco de uma verdadeira aventura literária com o projeto de leitura “Intergaláctico”, desenvolvido pela professora Joyce Rocha Alves com os estudantes do 2º ano. O projeto tem como objetivo principal estimular a leitura fluente de forma leve e divertida, contando com o apoio essencial das famílias nesse processo.
Semanalmente, os estudantes levam para casa um caderno com um texto selecionado de acordo com seu nível de leitura. A proposta é que, com a ajuda dos familiares, as crianças pratiquem e ganhem mais segurança na leitura. Às quintas-feiras, a sala se transforma com o “Dia do Leitor Intergaláctico”, um momento especial dedicado à leitura em voz alta. O destaque da semana leva para casa os mascotes do projeto para passar uma semana com eles, como prêmio pelo empenho, incentivando ainda mais a participação.
Mais do que uma prática pedagógica, o “Intergaláctico” fortalece o vínculo entre escola e família, promovendo autoestima, responsabilidade e entusiasmo entre os pequenos leitores. O projeto tem o apoio ativo do diretor Cristiano Portilho Carneiro e da pedagoga Roseane Brasiliano, que acompanham de perto sua execução e resultados.
De acordo com a professora Joyce, os avanços são visíveis. “Já vejo crianças saindo de não-leitores para leitores de palavras, frases e textos. Eles ficam empolgados, chegam às quintas-feiras já pegando o caderninho com vontade de ler”, disse.
A estudante Maria Flô resume bem o sentimento da turma do 2º ano. “Eu gostei muito do projeto, principalmente de levar a Angel “mascote” para casa. Foi muito legal”, afirmou.