O trabalho desenvolvido nas unidades de ensino da rede municipal de Vitória segue ganhando destaque. Desta vez, foi o projeto “Pé de Livro”, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, que ultrapassou os muros da escola e virou destaque na Revista Observatório de la Economía Latinoamericana, uma publicação científica de circulação internacional.
O artigo, assinado pela pedagoga do Cmei e mestre em Educação, Guida Mesquita, apresenta a experiência do projeto, que há quase uma década transforma o pátio da unidade, que fica no bairro São Cristóvão, em um espaço de encantamento, imaginação e desenvolvimento por meio da leitura. No artigo, Guida destaca como o uso da literatura, em um ambiente lúdico e afetivo, favorece o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil, fortalecendo vínculos, estimulando a criatividade e ampliando as possibilidades de aprendizagem.
O “Pé de Livro” é um encontro coletivo, realizado à sombra das mangueiras do CMEI, onde cestinhas de livros ficam penduradas nas árvores, convidando crianças, familiares e educadores a embarcar em aventuras literárias. O projeto acontece no início de cada turno, tanto pela manhã quanto à tarde, criando um ambiente acolhedor, com esteiras e almofadas, onde as histórias ganham vida e se tornam parte da rotina escolar e familiar.
Para a autora, a publicação do artigo representa não apenas um reconhecimento acadêmico, mas também uma oportunidade de valorizar e compartilhar uma prática que vem impactando positivamente o desenvolvimento das crianças. “O projeto ressignifica o papel da escola e da comunidade na formação dos pequenos leitores. Ao estimular o gosto pela leitura de forma prazerosa e coletiva, promovemos o desenvolvimento de múltiplas linguagens, além de fortalecer os laços afetivos entre crianças, famílias e educadores”, explica Guida. O artigo também foi publicado no livro “A Gestão do Atendimento Educacional Especializado sob múltiplas perspectivas”.
O projeto
O “Pé de Livro” é realizado desde 2015 no Cmei. A participação das famílias foi idealizada pela diretora Maria da Penha Coelho dos Santos, que envolve também todos os funcionários promovendo um ambiente escolar acolhedor aos familiares com suas decorações e ornamentações. “É uma organização planejada com bastante antecedência com data registrada no cronograma anual”, contou.
Ao longo do ano, é feito todo o levantamento dos materiais a serem utilizados, procurando atender as ideias de toda equipe. Além disso, as pedagogas Larissa Lugão, Lessandra Brandão e Franciele Gonçalves planejam com os professores as atividades relacionadas à leitura e escrita que serão expostas nos espaços do CMEI.
“A equipe de funcionários é dedicada em fazer o melhor na intenção de promover um ambiente acolhedor, cheio de encantos, lúdico, afetivo e atrativo, destacando todas as pessoas como protagonistas do processo de leitura e escrita evidenciando o conhecimento e a cultura dos territórios locais, do mundo e das diversas histórias da literatura infantil”, completou.
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, celebra a conquista e reforça a importância das práticas pedagógicas inovadoras nas unidades da rede. “Quando um projeto da nossa rede se torna referência em uma publicação científica, reafirmamos que a educação pública municipal é capaz de transformar realidades, promover o desenvolvimento integral das crianças e formar cidadãos críticos, sensíveis e apaixonados pelo conhecimento”, destacou.