Projeto “Mata Atlântica, Floresta que ensina” realizará formação com profissionais da educação – Prefeitura de Vitória

Leonardo Silveira

Parque da Fonte Grande - Trilha e Mata Atlântica

Nesta sexta-feira (22), 53 profissionais da educação infantil da capital participaram de um momento formativo de aprendizagens na Mata Atlântica. São professoras, pedagogas, diretoras, assistentes de sala e estagiários, dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Luiz Carlos Grecco e Maria Nazareth Menegueli, dos bairros Ilha de Santa Maria e Santa Martha.

O objetivo é proporcionar vivências educativas no ambiente da floresta com a formação “Brincando e Aprendendo com a Mata Atlântica de Vitória”, atividade que faz parte do processo educativo desenvolvido dentro do projeto “Mata Atlântica, Floresta que Ensina”, realizado pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande.

De acordo com o geógrafo, Wilson de Souza, responsável pelo CEA e facilitador da formação, neste dia serão utilizadas metodologias educativas voltadas para a educação infantil.

“Na formação “Brincando e Aprendendo com a Mata Atlântica de Vitória” o nosso objetivo é pensar, construir e planejar juntos, nós do CEA e as professoras dos Cmeis, atividades ao ar livre para o público infantil aplicadas à vivências e aprendizagens na natureza, alinhando lazer ao conhecimento. Nossa metodologia é exercitar dinâmicas de interpretação ambiental e juntos planejarmos atividades que futuramente serão praticadas com as crianças. As trilhas e mirantes na floresta serão “nossa sala de aula” que irão conectar o grupo ao ambiente”, explicou.

Wilson de Souza ainda comenta que, com essa parceria, acredita-se que as profissionais da educação, em contato direto com o espaço de educação não formal,  passarão a contar com o parque como meio didático que contribuirá para o processo ensino-aprendizagem.

De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental Jacirlane Carvalho Mara da Luz Teixeira, a formação terá continuidade com produção de atividades educativas a partir deste encontro, contemplando as crianças dos  Cmeis. “Como parte da formação teremos continuidade com condução de atividades que farão parte do planejamento das professoras junto ao público infantil do Cmei”, disse.

Para a Gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha Silvestre, “a formação faz parte das ações dentro do contexto da condução da Política Municipal de Educação Ambiental com a capilarização da Educação Ambiental nos territórios por meio dos Centros de Educação Ambiental, que prevê a atuação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente com a Secretaria de Educação, componentes do Órgão Gestor desta política.”

Juliana complementa que “a parceria com os Cmeis  através do projeto “Mata Atlântica, Floresta que Ensina”, desenvolvido pelo CEA do Parque da Fonte Grande, contempla também um cardápio de atividades e materiais educativos voltados para a sensibilização da comunidade escolar, sobre os problemas ambientais que atinge a Mata Atlântica de Encosta de Vitória, bioma que desempenha uma função social vital para a sociedade capixaba.”

Por meio do Interagevix é possível acessar os CEAS dos parques de Vitória e a Política Municipal de Educação Ambiental. 

Notícias Relacionadas