A manhã desta sexta-feira (4) começou de com um passeio bem descontraído para a criançada do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa, localizado no Centro de Vitória. O projeto “Meu Quintal é Maior que o Mundo”, levou os pequenos com seus pais, mães e responsáveis para uma contação de histórias e um delicioso piquenique no Parque Moscoso, bem pertinho da escola, proporcionando uma experiência enriquecedora ao integrar educação, meio ambiente e lazer em um espaço carregado de memória afetiva.
A iniciativa, que promove a educação ambiental e o sentimento de pertencimento, foi destacada durante a abertura do Projeto Institucional do Cmei Ernestina no Parque Moscoso, um local histórico e simbólico para os moradores da região. O prefeito Lorenzo Pazolini acompanhou o passeio e ressaltou a importância da ação para a formação das crianças. “O projeto faz a diferença na vida das nossas crianças, gerando um sentimento de pertencimento e criando memórias que elas levarão para a vida inteira”, afirmou.
Pazolini também agradeceu a todos os envolvidos, destacando o trabalho dos educadores e o papel das famílias. “Agradeço a colaboração de todos e, especialmente, aos pais e responsáveis pela confiança no trabalho pedagógico. Esse é um projeto que com certeza fará a diferença na vida das crianças”, completou.
A secretária de Educação da capital, Juliana Rohsner, reforçou o valor simbólico do Parque Moscoso como espaço de memória e conexão. “O parque é um lugar de memória, e ver a escola trabalhando esse conceito de que ‘meu quintal é maior que o mundo’ é muito significativo. Acreditamos em uma infância com afeto, pertencimento, com espaço e memória. Estar aqui traz esse sentimento de família, de integração, de piquenique, de partilha. São essas lembranças que seguimos levando pela vida”, destacou.
Já o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ramalho, falou sobre a emoção de voltar ao local e a importância da educação ambiental. “Todos que moram ou já passaram por Vitória têm na memória as visitas ao Parque Moscoso. Eu tenho, vinha muito com meus pais na infância. E juntar a educação com o meio ambiente em um espaço como esse é essencial para a formação das crianças”, disse, elogiando a iniciativa e sua relevância para a comunidade.
Após a contação de histórias, que ocorreu na Concha Acústica, a área verde do Parque Moscoso foi explorada pelos presentes que esticaram as toalhas e realizaram um delicioso piquenique com as crianças. No gramado, em um clima superagradável e divertido, os pequenos, os papais e as mamães aproveitaram um café da manhã em família.