Projetos de saúde de Vitória ganham evidência em Congresso Internacional da Rede Unida
Foto Divulgação
Jardim Terapêutico da UBS do Forte São João é apresentado em Congresso Internacional da Rede Unida.
Dois projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) foram apresentados no XVII Congresso Internacional da Rede Unida, que teve início no último dia 22 de junho, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís (MA). Os projetos intitulados Formação em Auriculoterapia no SUS em Vitória/ES e Projeto Grupo Jardim da Saúde foram selecionados devido ao impacto social, à promoção da autonomia dos usuários e ao alinhamento com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Diferentemente de congressos acadêmicos tradicionais, o evento da Rede Unida é conhecido por sua pluralidade. O Congresso reúne trabalhadores da saúde, gestores, estudantes, docentes e representantes de movimentos sociais para construir coletivamente respostas aos desafios contemporâneos da saúde pública, unindo o rigor científico ao calor das vivências de cada território.
Para a médica homeopata e referência técnica em PICS de Vitória, Henriqueta Sacramento, a apresentação dos projetos no evento foi uma oportunidade única de trocar experiências e mostrar o pioneirismo de Vitória na promoção do autocuidado no SUS.
Foto Divulgação
“Nas duas rodas de trocas de experiências que apresentamos, ouvimos trabalhos de Norte a Sul do país sobre as políticas desenvolvidas no SUS, onde aprendemos muito. Nossos trabalhos foram muito elogiados, uma vez que construímos nosso próprio curso de Auriculoterapia, com o apoio da Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS), e também porque nosso Projeto Jardim da Saúde é muito consistente, funcionando há mais de 10 anos com participação ativa de moradores que aprendem como usar plantas medicinais em suas rotinas e retornam com diversos relatos de benefícios em seus cuidados com a saúde”, explicou Henriqueta.
Projetos
Formação em Auriculoterapia no SUS em Vitória/ES: educação permanente, qualificação das práticas e cuidado integral –
Autores: Henriqueta Tereza do Sacramento; Jéssica da Silva Conceição e Jaciara de Lima Romualdo
A “Capacitação em Auriculoterapia no SUS”, promovida pela ETSUS-Vitória em 2024 e 2025, foi estruturada para fortalecer as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no município. A formação de 54 profissionais, com carga horária de até 80 horas e metodologia baseada em projetos de intervenção, resultou em 1.958 atendimentos registrados em 23 serviços de saúde, com destaque para a atuação na Atenção Primária. A iniciativa, fundamentada na Educação Permanente em Saúde (EPS), integra a prática ao prontuário eletrônico da rede e promove um cuidado integral e humanizado. A equipe técnica das PICS e a ETSUS realizam monitoramento contínuo para garantir a implantação qualificada da técnica.
Projeto Grupo Jardim da Saúde: cultivando autocuidado na atenção primária em saúde –
Autores: Adriana G. Vicente; Geneilcimar dos Santos Ferreira e Henriqueta T. do Sacramento.
Desenvolvido desde 2014 na Unidade de Saúde da Família de Forte São João, o Projeto Jardim da Saúde surgiu para oferecer alternativas ao modelo biomédico tradicional, focando no tratamento de demandas como insônia, ansiedade e estresse. A iniciativa integra o saber popular ao conhecimento científico por meio de um jardim terapêutico sustentável e da realização de rodas de conversa mensais sobre o uso seguro de plantas medicinais, fitoterapia e práticas como meditação e auriculoterapia. Com forte protagonismo comunitário, o projeto fortalece os vínculos dos usuários com a unidade de saúde, estimula a autonomia e promove o bem-estar físico e mental na Atenção Primária.





