Diego Alves

A rede socioassistencial do território de Maruípe realizará, na próxima sexta-feira (4), o Encontro dos Trabalhadores da Rede Socioassistencial. O evento será realizado no auditório da Clínica Escola, localizada no Campus Maruípe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Durante o encontro, serão apresentadas as ações desenvolvidas pelas unidades que executam o Sistema Único de Assistência Social (Suas) na região.
O objetivo é promover o compartilhamento de experiências, fortalecer as parcerias entre as unidades e construir coletivamente, uma agenda de atividades focada na redução das desigualdades e no acesso aos direitos sociais. A rede socioassistencial de Maruípe é composta pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maruípe, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Bonfim, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maruípe, Alojamento Provisório para Famílias e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Martim Lutero.
De acordo com a coordenadora do Cras Maruípe, Daniela Colatto, a proposta do Encontro é criar um espaço de alinhamento das ações desenvolvidas nos equipamentos socioassistenciais da região, promover a troca de experiências, fortalecer as relações interpessoais e, principalmente, mapear toda a rede de serviços existentes no território.
“Será um momento importante para fortalecer a rede de apoio e discutir práticas que possam impactar positivamente a comunidade local”, avalia a coordenadora.
Para a secretária de Assistência Social, Soraya Manato, a troca de experiências possibilita incrementar ações já “testadas” e com sua eficiência aprovada, consequentemente, possibilitando o alcance dos resultados desejados pelas equipes de outros territórios. “A parceria e união das outras políticas públicas municipais e o apoio na retaguarda das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) formam o tripé para resultados mais positivos no combate às desigualdades, à fome e para a garantia dos direitos sociais das famílias.