A comunidade do bairro Resistência está cada vez mais perto de ter uma nova escola para chamar de sua. Isso porque as obras da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares estão na reta final. Na última semana, mais uma visita técnica foi realizada na unidade. Dessa vez, com a presença de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo Federal, que estiveram em Vitória para acompanhar o andamento de obras que são fruto do convênio entre o BID e a Prefeitura de Vitória.
A equipe chegou à unidade pela manhã e pôde acompanhar o andamento dos trabalhos, que já estão 90% concluídos. No momento, ocorre a pavimentação do acesso à escola e assentamento do piso externo que fica ao lado das quadras, que já estão prontas, aguardando apenas trabalhos de acabamento e pintura. Após a entrega, a unidade ofertará o ensino em tempo integral, com capacidade para atender 340 alunos.
O secretário de Obras, Gustavo Perin, acompanhou a visita e falou sobre mais uma importante entrega para a rede municipal de ensino e para a cidade de Vitória. “É uma obra financiada pelo nosso convênio com o BID, e é uma obra exemplo. A nova Ronaldo Soares, com as novas instalações, vai ter um caráter referência em toda a nossa rede. Já estamos com mais de 90% das obras concluídas, e em breve faremos a entrega dessa grande obra”, destacou.
Com as atividades escolares previstas para o início do segundo semestre, os trabalhos de construção e acabamento estão na reta final em todas as áreas da nova escola: salas de aula, banheiros, cozinha e refeitório, salas onde funcionarão os laboratórios experimentais, além do auditório, da área externa e das duas quadras.
A chefe de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Paola Arrunategui, liderou a comitiva que visitou a escola e gostou do que viu. “É um prazer estar aqui visitando a escola Ronaldo Soares. O projeto está avançando, com as obras para serem entregues em breve à comunidade. Estamos muito satisfeitos com o trabalho e vamos acompanhar, pois temos várias intervenções com esse projeto”, contou.
Quem também acompanhou a visita foi o subsecretário de Financiamento Externo, do Ministério do Planejamento, Paulo Henrique Beserra. “Para nós da SEAID (Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Governo Federal) é importante visitar os projetos, conhecer melhor a realidade da ponta. A gente tem visto vários projetos ao redor do país. Os projetos que estamos visitando aqui em Vitória são projetos muito interessantes, e que a gente tem muito orgulho de ter acompanhado. Apoiando a aprovação inicial e apoiando durante a execução”, destacou.
Construção sustentável
Além das instalações que vão promover o conforto e bem estar dos estudantes e servidores, que terão salas 100% climatizadas, a nova EMEF Ronaldo Soares foi pensada para um desenvolvimento sustentável. No local, haverá um sistema de reúso de água e geração de energia fotovoltaica, que contribuem com o meio ambiente e geram economia de recursos para os cofres públicos
Estrutura
Serão três pavimentos com doze salas de aula e salas para direção, coordenação, áreas de recreação, auditório e biblioteca, em 4.500 m² de área construída para receber 340 estudantes em tempo integral. A construção visa atender a demanda de crianças na faixa etária para o ensino fundamental, no bairro Resistência, conforme o Plano Municipal de Educação.
José Carlos Schaeffer
O programa de necessidades atende ao memorial de Escolas Municipais de Ensino fundamental (Emef) e definiu pela construção dos seguintes setores:
Conjunto direção/Administrativo – composto de direção e secretaria;
Conjunto técnico/Pedagógico – composto de coordenação, sala de professores, sala do pedagogo, sala de planejamento individual, sala de planejamento;
Conjunto Pedagógico – composto de salas de aula, salas de apoio ao integral, sala de artes, sala de recursos multifuncionais, sala de ciências, sala multiuso, sala de música, sala de recursos tecnológicos, biblioteca;
Conjunto Recreação/Assistência – composto de sala de rádio e grêmio, pátio coberto;
Conjunto Auditório – composto de auditório e camarins.