Romaria das Mulheres atrai 100 mil devotas na Festa da Penha 2025

Romaria das Mulheres comemora 30 anos com 100 mil devotas caminhando com Nossa Senhora da Penha neste domingo (27)

A fé em Nossa Senhora da Penha não dá espaço para cansaço. Horas depois da Romaria dos Homens reunir um milhão de devotos em 14 km, a Romaria das Mulheres também reuniu uma multidão na tarde deste domingo (27), anotando um público de cerca de 100 mil devotas. A romaria, que completa 30 anos em 2025, teve início no Santuário de Vila Velha e seguiu até o Parque da Prainha, para a Santa Missa.

Mulheres de todas as idades participaram da peregrinação: mães, filhas, avós e netas unidas pedindo bênçãos e a intercessão de Nossa Senhora. Pela romaria, grávidas pediam saúde aos bebês, muitas rezavam o terço e à medida que a imagem de Nossa Senhora da Penha avançava, a emoção ia tomando conta de quem acompanhava o percurso. Até uma criança, vestida como a Mãe das Alegrias, participou.

O Parque da Prainha ficou lotado para a missa de encerramento da romaria. A imagem de Nossa Senhora da Penha, ornamentada com 3 mil flores nas cores de seu manto – azul e rosa -, foi recebida com uma clarinada emocionante. Os freis Gabriel Dellandrea e Felipe Carretta receberam a imagem junto dos fieis, cantando o hino da padroeira.

Já durante a missa, o Padre Jorge Campos Ramos, Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória, reforçou em sua homilia que Maria é um exemplo de esperança porque mesmo sem uma aparição direta de Jesus após a ressurreição, ela permaneceu firme na fé. “Maria não precisou ver para crer. Ela não teve nenhuma aparição de Jesus após a ressurreição, mas manteve sua fé inabalável. Bem-aventurados os que acreditam sem terem visto”, convocou à reflexão.

Festa da Penha 2025

Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la.

A Festa da Penha 2025 é promovida pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha. A correalização é do Espírito Santo Convention Bureau e da Prefeitura Municipal de Vila Velha. O evento conta com o patrocínio da ArcelorMittal, Cesan, Banestes, Extrabom, Javé Construtora e LeCard. Também tem o copatrocínio da Unimed Vitória, Vale e Instituto Cultural Vale. O apoio é da TVE, TV Gazeta, A Gazeta e Café 3 Corações além do apoio institucional das prefeituras da Serra, Cariacica e do Governou do Estado do Espírito Santo.

Notícias Relacionadas