
Foto: Márcia Leal/PMCI
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já começou em Cachoeiro de Itapemirim. A vacina é essencial para prevenir casos graves da doença, principalmente entre crianças, idosos, gestantes e outros grupos prioritários.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou a vacinação na quarta-feira (2), garantindo a imunização assim que os lotes chegaram ao município. O “Dia D” da campanha, um mutirão para ampliar a cobertura vacinal, será realizado em 10 de maio, com atendimento em 30 salas de vacina espalhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das áreas urbana e rural.
Quem pode se vacinar?
A partir de 2025, a vacina contra a influenza passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos e gestantes. Além disso, outros grupos prioritários continuam recebendo a imunização, como:
✔ Trabalhadores da saúde
✔ Puérperas
✔ Professores
✔ Pessoas com doenças crônicas
✔ Caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo
✔ População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
✔ População em situação de rua
✔ Trabalhadores dos Correios, entre outros.
Onde se vacinar?
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, nas UBS do município e na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”. Nas unidades sem sala de vacina, a imunização será feita uma vez por semana, conforme cronograma local.
Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com o cartão de vacina, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS). A vacina contra a influenza é segura e gratuita.